Lenda urbana conta a narrativa de um grupo de prisioneiros submetido a um experimento cruel na URSS
Há vários anos, circula pela internet uma lenda sobre um suposto experimento do sono que teria sido promovido pelos russos ao final da década de 1940, quando a Segunda Guerra Mundial já havia chegado ao fim.
Diz a narrativa que cinco prisioneiros de um gulag sofreram verdadeiras atrocidades nas mãos de um grupo de pesquisadores. Estes teriam prometido às cobaias humanas a possibilidade de obter liberdade caso sobrevivessem a 30 dias em uma câmara de gás psicotrópico, que os impediria de dormir ao longo de todo o período.
Segundo o site Russia Beyond, repercutindo a narrativa, no quinto dia a situação acabou saindo de controle, com os participantes bloqueando o canal de observação e surtando dentro da câmara. Desesperados, eles gritavam e gemiam, implorando para serem retirados daquele local, mas nada era feito.
Depois de alguns dias, percebendo o silêncio, o grupo de cientistas decidiu interromper a liberação da substância entrar no local. Havia sangue por toda parte e os prisioneiros, enlouquecidos com o horror ao qual foram submetidos, haviam arrancado a pele de seus corpos.
Porém, mesmo com todo o sofrimento que haviam passado, aqueles homens imploravam para que o gás fosse religado, já que eles “deviam ficar acordados”.
Soldados que acompanhavam os pesquisadores teriam tentado conter as cobaias, mas elas tinham uma força fora do comum e acabaram matando alguns deles.
Após certo tempo, os cinco prisioneiros se acalmaram. Um deles, foi instruído a dormir e acabou vindo a óbito ao fechar os olhos, enquanto os demais teriam morrido enquanto tentavam fugir.
Quando restava somente um participante, um dos pesquisadores se voltou para ele e questionou gritando: “O que é você?!”.
Coberto de sangue e com um bizarro sorriso no rosto, o corpo respondeu: “Somos você. Somos a loucura que se esconde dentro de todos vocês, implorando para ser libertada a qualquer momento de sua mente animal mais profunda. Nós somos o que você esconde em suas camas todas as noites. Nós somos o que você esconde em silêncio e paralisia quando vai para o refúgio noturno onde nós não podemos pisar."
Ao final da fala, o cientista, aterrorizado com o que vira e ouvira, deu um tiro na cabeça do homen , que morreu imediatamente.
A história não passa de uma lenda urbana que foi criada em um fórum on-line que desafiava os usuários a escreverem a narrativa mais assustadora. Mais tarde tornou-se popular ao ser publicada pelo site CreepyPasta.
Mesmo após mais de dez anos de sua criação, a lenda ainda permanece popular entre os fãs de histórias do gênero, com diversas publicações com títulos como “o Experimento Russo do Sono aconteceu de verdade”.
Segundo o jornalista Gavin Fernando, o "Experimento Russo de Privação do Sono" é a "história mais viral do Creepypasta na internet, com um total de 64.030 compartilhamentos”.