Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pânico

Disponível no streaming, documentário mostra a história real que inspirou Pânico

Um dos filmes mais famosos de terror da História, Pânico carrega uma inesperada inspiração verdadeira; confira detalhes

Redação Publicado em 28/08/2024, às 20h00 - Atualizado em 04/09/2024, às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Pânico" (à esqu.) e foto de Danny Rolling - Divulgação e reprodução/Vídeo
Cena do filme "Pânico" (à esqu.) e foto de Danny Rolling - Divulgação e reprodução/Vídeo

O cinema de terror moderno foi transformado para sempre em dezembro de 1996, quando as telonas passaram a transmitir o filme "Pânico". Mas você sabia que este icônico filme de terror foi inspirado por um assassino em série da vida real?

"Pânico: a história por trás do filme", combina a história de Hollywood com o intrigante mundo do crime real, ao investigar a história do "Assassino de Gainesville", Danny Rolling.

Ele foi um estuprador e assassino em série nascido na Louisiana, cuja trajetória inspirou o roteirista de "Pânico", Kevin Williamson, a criar o tétrico vilão Ghostface. 

"Este documentário combina cenas de uma investigação paranormal com cenas roteirizadas e de arquivo para contar a verdadeira história que inspirou o filme “Pânico”, um clássico do terror", destaca a sinopse da produção.

História real

Entre 1989 e 1990, Rolling assassinou oito pessoas, quatro delas estudantes da Universidade da Flórida. Ele também era conhecido por espionar mulheres em suas próprias casas.

Williamson conheceu a horrível história de Rolling através de um documentário e pensou que ela poderia servir como um forte ponto de partida para uma história.

O medo de ser observado inspirou talvez a cena mais icônica da franquia "Pânico": o prólogo inicial onde Casey Becker (Drew Barrymore) conversa ao telefone com Ghostface enquanto ele a observa à distância.

No entanto, Williamson também queria subverter o clichê da vítima feminina indefesa e criou a personagem Sidney Prescott (Neve Campbell), que sempre lutou contra o serial killer. 

Inspiração

Com 84 minutos de duração, o documentário explora a psicologia que movia Rolling, assim como a forma como Williamson e o diretor Wes Craven mudaram e adaptaram elementos de sua história para "Pânico".

Por exemplo, durante o julgamento de Rolling, a defesa alegou que ele não sabia a diferença entre filmes e realidade e foi levado a matar após assistir "O Exorcista III", um detalhe que ajudou a alimentar a natureza metalinguística de "Pânico".

A produção, disponível no catálogo da plataforma de streaming Max, detalha a história de Rolling enquanto explora quais aspectos de sua vida foram incorporados no filme.