Eleito no primeiro turno em 2020, o político foi escolhido cinco anos antes como o melhor representante do 'rei do rock' no Brasil
O município gaúcho de Farroupilha, localizado a 110 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, é palco de uma curiosa intervenção política, principalmente aos fãs do Rei do Rock.
Nas eleições municipais de 2020, a maioria da população, de 73 mil habitantes conforme estimativa do IBGE no mesmo ano, elegeu Fabiano Feltrin (PP) com 49,76% dos votos, ainda no primeiro turno.
Um detalhe, no entanto, é que, além de administrar empresas do setor imobiliário, eventos e lazer, Fabiano cultiva um topete com costeletas e coleciona macacões colados lotados de adereços para, nas horas vagas, trabalhar como cover do cantor norte-americano Elvis Presley. Nos últimos 16 anos, ele aproveita as horas livres para se montar em apresentações fiéis às do falecido músico.
A prática, iniciada em 2004, resultou em centenas de shows pelo Brasil e até em outros países, chegando a se apresentar na própria Graceland — casa onde Elvis viveu e morreu, posteriormente tornada um museu pela família.
O reconhecimento da prática foi amplificado em 2015, quando venceu o concurso de melhor artista de tributo de Presley durante o II The Sailor Elvis Contest, realizado em São Paulo.
Pela atuação empresarial, Feltrin já havia atuado como vice-prefeito da cidade entre 2009 e 2012, mas decidiu se candidatar novamente. Quando venceu a titularidade do cargo municipal, chegou a agradecer a contribuição do artista que homenageia em entrevista ao portal gaúcho Zero Hora.
“O cover é algo que faço há 15 anos, que continuo fazendo e que faz parte da minha formação como pessoa. Muito da eleição e da minha característica de acolhimento está relacionada a esse trabalho. Eu dedico ao Elvis minha eleição. [...] Volto porque senti que o município precisava de um administrador. Tenho um trabalho reconhecido nessa área. Quero ajudar essa cidade que me deu tudo o que tenho”, afirmou.
Essa proximidade com o astro não apenas conquistou a população de Farroupilha, mas em 2012, chamou atenção de Priscilla Presley, viúva de Elvis, que contou com Fabiano para uma exposição em homenagem ao ídolo em 2012, realizada em São Paulo. A oportunidade possibilitou a expansão dos negócios do empresário sobre o cantor.
O portal do empresário mostra parte de sua coleção pessoal, que fora de pandemia, excursiona pelo Brasil na exposição Expo Rock, contando com réplicas idênticas de roupas desenvolvidas pelo designer original do astro, além de itens originais coletados na época que Elvis era vivo.
Mas todo resultado positivo e de sucesso tem um motivo: são horas de estudo, de ensaios, de treinamento com muita dedicação. Sem falar dos figurinos. Os trajes utilizados nas apresentações, são confeccionados pela mesma empresa e pelo mesmo designer do próprio Elvis Presley. Seu show está entre os melhores tributos a Elvis do planeta, pela própria Elvis Presley Enterprises. Todo este trabalho resultou em grande visibilidade na mídia, entre eles programas de TV, filmes, entrevistas, shows transmitidos e muitas viagens, diz o release presente no site do artista
Durante a crise sanitária do novo coronavírus, Fabiano também utilizou a força do ídolo para contribuir socialmente; em julho de 2020, realizou uma live beneficente com sua banda de apoio, Máfia de Memphis, para arrecadar fundos para o projeto Mão Amiga, de Caxias, que auxilia crianças carentes.