A banda inglesa foi convidada pelo Rei do Rock em 965 e protagonizaram um momento histórico
Wallacy Ferrari, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 18/02/2021, às 11h33 - Atualizado em 18/06/2021, às 11h30
No início da segunda metade do século 20, duas potências musicais aceleraram o mercado fonográfico com venda de discos desenfreada, shows por todo o mundo e, principalmente, com suas imagens reverberando como ícones. A primeira, que ascendeu na década de 1950, foiElvis Presley, com o famoso rock n' roll solo — carregando em si todo o charme de movimentos enérgicos e acordes rápidos.
Se Elvis chegou ao mundo inteiro com os shows televisionados, uma banda foi responsável por mudar o jeito de televisionar. Na década seguinte, surgia a banda britânica The Beatles, composta por Ringo Starr, George Harrison, Paul McCartney e John Lennon. Sem a possibilidade de viajar o mundo inteiro, criaram os videoclipes musicais mostrando ao planeta a união do som com a imagem.
A influência dos garotos de Liverpool pelo trabalho do Rei do Rock contribuiu em suas criações, como relata a Rolling Stone. Lennon e McCartney sempre apontaram Elvis como a principal inspiração durante a juventude — entretanto, até o ano de 1965, a única forma que ambas as partes se viram havia sido pela televisão.
Encontro histórico
A única ocasião registrada em que Elvis esteve com os Beatles foi em 1965, na quimérica mansão de Graceland, de propriedade da família Presley até os dias atuais. Convidados pelo americano, o conjunto britânico manifestou bastante timidez na visita privada — ou que, pelo menos era pra ser.
Perseguidos constantemente, os fãs do roqueiro e do grupo se aglomeravam em volta da residência, como relatou Priscilla Presley, ex-esposa do cantor, em entrevista ao Express: “Lembro-me de [os Beatles] serem todos muito tímidos e não saberem bem o que dizer e, claro, idolatravam Elvis”.
Tal fato também foi confirmado pelo assessor de imprensa dos ingleses, Tony Barrow. Conforme noticiado pelo jornal O Globo, ele relata que a esperada reunião "não começou bem" devido ao clima de bloqueio dos garotos, que tentavam consertar as coisas com piadas irônicas: "Com as palavras, eles não tinham muito a dizer”.
Incômodo resolvido
Priscilla ainda relatou que o principal empecilho da noite era Lennon, que não tirava os olhos do ídolo: “Lembro-me de John [Lennon] apenas olhando para ele e olhando para ele e isso deixou Elvis desconfortável”. No entanto, entendendo o bloqueio da idolatria, o Rei do Rock teve uma brilhante ideia para relaxas os rapazes.
No relato do assessor e da ex-esposa, o cantor pediu que funcionários da mansão buscassem guitarras para que os garotos conhecessem as peças e tocassem junto a ele. Ringo, que se dedicava a percussão da banda, preferiu jogar cartas com alguns assistentes da banda e de Elvis — mas Paul, John e George compartilharam alguns minutos musicais com o rei.
Sem o clima tenso, Barrow relatou que “a conversa fluiu”, assim como Priscilla, que explicou o fascínio do grupo: “Elvis pegou sua guitarra e começou a tocar — eles estavam fascinados por ele. Foi cativante”.
++Saiba mais sobre os Beatles através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:
The Beatles a biografia, de Bob Spitz (2007) - https://amzn.to/34UWugM
Elvis - A biografia ilustrada, de Marie Clayton (2015) - https://amzn.to/37nsr1P
Here, There and Everywhere. Minha Vida Gravando os Beatles, de Geoff Emerick (2013) - https://amzn.to/2Pk8QIv
Elvis Presley. História, Discografia, Fotos e Documentos, de Gillian G. Gaar (2016) - https://amzn.to/39sIspm
Beatles 1966: o ano Revolucionário, de Steve Turner (2018) - https://amzn.to/2DRxQl0
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W