Em agosto de 1990, o piloto brasileiro Ayrton Senna se posicionou sobre boatos a respeito de sua orientação sexual; entenda
Nos últimos dias, Ayrton Senna se tornou um dos nomes mais comentados nas redes sociais. O piloto, que faleceu há 30 anos, voltou a ter a vida pública e íntima comentada entre internautas após a estreia de 'Senna', série da Netflix que mistura fato e ficção ao dramatizar sua trajetória de sucesso.
"De prodígio a herói da Fórmula 1, Ayrton Senna era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", explica sinopse da série da Netflix.
Além de mostrar as conquistas e derrotas do piloto nas pistas ao redor do mundo, a produção também mergulha nos relacionamentos de Senna com nomes famosos, como Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu.
Com isso, as redes sociais foram tomadas por um boato infundado sobre a orientação sexual do piloto. No entanto, vale ressaltar que o tema não é atual. Em 1990, durante entrevista à Playboy, Ayrton foi questionado a respeito do assunto.
Na ocasião, ele foi confrontado sobre as alfinetadas de Nelson Piquet, rival do piloto nas pistas. O adversário declarou que Ayrton "não gosta de mulher". Em resposta, Senna disse que se tratava de uma "campanha autodestrutiva".
"Foi uma campanha altamente destrutiva. Não me anularam na pista, quiseram me derrotar pelo lado pessoal. Falharam mais uma vez", disse o piloto.
O boato foi levantado por Piquet em 1987 e ele, inclusive, foi processado pelo piloto por injúria. "A confusão começou dele para mim. (...) Em 1987, eu fui o campeão, mas o Senna dava entrevista todo dia, toda semana, sumiu em outubro e só voltou nos testes em janeiro, no fim de janeiro. Aí, esse jornalista do Jornal do Brasil me perguntou se eu tinha lido a matéria dele. Eu falei: 'Você acha que eu perco meu tempo para ler matéria que você escreve?'. Tudo na brincadeira. Aí, ele me disse que queria ler para mim e era o Senna explicando por que tinha sumido, falando que se não sumisse, eu não teria espaço na mídia brasileira - eu tinha acabado de ganhar o terceiro Mundial", afirmou Piquet em 2020, durante entrevista à Junior Coimbra no Youtube . " O jornalista me perguntou se eu concordava e eu respondi: 'Pergunta pra ele por que ele não gosta de mulher'. Aí, esse mesmo jornalista escreveu uma matéria grande, dizendo que toquei na sexualidade do Senna, a coisa se espalhou no mundo inteiro. (...) O Senna passou quase três anos na Fórmula 1 e não tinha namorada, tinha um cara chamado Júnior que estava o tempo todo do lado dele".
O Júnior, citado pelo rival, é Américo Jacoto Júnior, então assessor e amigo de infância do piloto. Na entrevista para a Playboy, Ayrton explicou que o profissional era quase que um irmão.
"O Júnior… ele era um amigo de infância, era como um irmão para mim. Foi muito triste usarem um argumento tão absurdo, tão mentiroso, para me destruir e atingir alguém de quem eu gosto", lamentou Senna.
Ainda na entrevista de 2020, Piquet, ao relembrar a história, afirmou que o casamento do piloto com Lilian Vasconcellos fora anulado, o que indica a não consumação do casamento ou traição com uma pessoa do mesmo sexo.
Ao programa Balanço Geral, Lilian desmentiu Nelson e enfatizou que a separação partiu de ambos.
"Não teve anulação. Apenas nos separamos. Foi isso. Tenho todos os documentos, não devo nada para ninguém. Ele era meu. (...) Morei dois anos com o Ayrton em Norwich, condado de Londres, uma casa muito boa. Foi uma coisa muito bacana, aproveitamos muito. Eu lavava, passava, costurava, fazia de tudo. Era dona do dinheiro, porque ele não gostava de mexer com dinheiro. Tivemos uma paixão muito grande. Um amor grande um pelo outro. Ficamos muito juntos", afirmou Lilian.
A ex-esposa do piloto também revelou que engravidou o ex-marido, entretanto, sofreu um aborto espontâneo.
"Engravidei dele. Depois de três ou quatro semanas sentindo enjoo, algumas coisas assim, fui ao médico e ele me disse que eu estava grávida. Eu perdi o bebê espontaneamente. Dois dias depois de voltar de uma corrida, eu perdi. Tive um aborto espontâneo", disse ela.