Senna, nova série da Netflix, mistura fato e ficção ao mergulhar na vida íntima e pública do piloto brasileiro Ayrton Senna
Publicado em 01/12/2024, às 11h27 - Atualizado em 03/12/2024, às 12h11
Em destaque na plataforma de streaming Netflix, a nova série 'Senna' mistura fato e ficção ao mergulhar na vida real do piloto que entrou para os livros de História: Ayrton Senna.
Além de mostrar o começo da carreira do brasileiro, a produção também retrata sua vida íntima, marcada por relacionamento por nomes como a cantora Xuxa e a modelo Adriane Galisteu.
"De prodígio a herói da Fórmula 1, Ayrton Senna era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", explica a sinopse da produção, já disponível.
No entanto, antes de namorar uma das artistas mais famosas do país,Senna foi casado com Lilian de Vasconcellos, um capítulo da vida do piloto retratado na série da Netflix. O casal é interpretado na produção por Gabriel Leone e Alice Wegmann.
O casal oficializou a união em fevereiro de 1981 e partiu para Norwich, na Inglaterra, onde o piloto começaria, de fato, sua carreira nas pistas. Na série, o casamento chegou ao fim quando Senna descumpriu um acordo com a companheira e seus familiares.
Ayrton, que ficaria apenas 12 meses no exterior, decidiu que não estava pronto para largar a carreira de piloto na Europa. Lilian, entretanto, não se acostumou com a vida em um país desconhecido e decidiu não acompanhar o marido no retorno à Inglaterra. As visões discrepantes do casal resultaram no divórcio, fato também explorado em 'Senna'.
Enquanto Senna focava na Fórmula 1, o sonho da esposa era formar uma família. Após o fim da Fórmula Ford, ambos retornaram ao Brasil. Ayrton passou a trabalhar com o pai e vivia com a companheira em um apartamento alugado. No entanto, o casamento naufragou.
Ele olhou para mim, para a janela e falou: 'Lilian, eu não vou aguentar. Eu não quero isso para mim, preciso correr'. Aí, outro choro, outra decepção, porque ali eu pensei que não iria brincar de casinha", explicou a ex-esposa do piloto ao G1 em 2010.
No entanto, a série não se aprofunda nas consequências para a ex-companheira. Na mesma entrevista, Lilian relatou que o divórcio foi 'traumático'. Com a separação, ela voltou a morar com seus pais.
"Foi uma catástrofe para mim. Voltei para a casa dos meus pais, e depois de algum tempo, ele me ligou da Inglaterra falando que achava que eu era uma pessoa que não devia ficar presa a ele dessa forma, e que ele tinha de tocar a carreira, se dedicar muito para chegar na Fórmula 1", continuou ela.
O fim do relacionamento também resultou numa depressão para Lilian, que descreveu a separação como uma grande 'frustração'.
"Concordei prontamente. Desligamos, e eu tive uma depressão muito grande por um ano. Não tinha vontade de pôr roupa, não tinha vontade de nada. Porque o objetivo dele, ele ia seguir. O meu foi interrompido de uma forma que não escolhi. Fui moldada para casar e ter filhos. Colocava minhas forças no amor, no casamento, no lar. [...] Foi muito grande minha frustração quando não deu certo com Ayrton.", desabafou.
Já em 2020, durante entrevista ao programa Balanço Geral, a ex-companheira do piloto afirmou que sofreu um aborto espontâneo após o casamento.
"Engravidei dele. Depois de três ou quatro semanas sentindo enjoo, algumas coisas assim, fui ao médico e ele me disse que eu estava grávida. Eu perdi o bebê espontaneamente. Dois dias depois de voltar de uma corrida, eu perdi. Tive um aborto espontâneo", explicou Lilian.
Em entrevista ao Splash, a atriz que interpreta Lilian reflete sobre a insatisfação da personagem ao viver na Europa.
"Chega um momento em que ela não quer mais viver essa vida no frio, comendo aquela comida, estando com aquelas pessoas. Não é a casa dela, e isso faz eles optarem pela separação de forma conjunta", explicou Alice. "Divórcio é uma coisa que a gente via pouco no passado. Foi um ato muito corajoso da parte de ambos. Entenderam o que era melhor para cada um e resolveram a melhor forma possível".
Em 1990, durante entrevista à Revista Playbou, Ayrton refletiu sobre o fim do casamento: "O casamento foi um erro. Éramos muito jovens. Não dava para insistir em um equívoco que se transformaria em um problema ainda maior caso viessem crianças, por exemplo. Não me arrependo, principalmente porque tudo aconteceu sem mágoas. Não temos contato, mas sei que ela formou uma nova família e é feliz".
Todos os episódios de 'Senna' já podem ser conferidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.