O famoso Curtain Theatre, localizado em Londres, foi relacionado ao escritor William Shakespeare, porém, sua localização era desconhecida, até 2012
Londres, embora hoje seja conhecida somente por ser a capital de mais um país em meio a tantos pelo globo, é também uma cidade extremamente antiga e, acima de tudo, berço de uma das nações mais influentes da história da humanidade. E, é claro, a influência se dá também em âmbitos culturais e artísticos.
E quem seria um exemplo melhor de artista londrino extremamente influente se não o poeta e dramaturgo William Shakespeare? Considerado hoje o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo, é chamado também de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon", vivendo entre 1564 e 1616.
E é claro que alguém com tanto renome como Shakespeare não leva fama somente a si próprio ou à sua cidade. Como um dramaturgo, alguns antigos teatros de Londres que eram palco de suas obras também se tornaram extremamente importantes para a formação da sociedade.
Confira a seguir a curiosa história do Curtain Theatre, que foi perdido ao longo dos séculos e, então, redescoberto em 2012:
O Curtain Theatre foi usado como uma casa de espetáculos a partir de 1577 em uma área de terra chamada Curtain Close, em Shoreditch, região artística de Londres, significativo especialmente por suas associações ao famosíssimo William Shakespeare.
Localizado a apenas 200 metros ao sul ou sudeste do primeiro teatro da capital, o Theatre, inaugurado em 1576, não se sabe ao certo quem construiu o Curtain Theatre. Porém, existem indícios de que pode ter sido um pedido de Henry Lanman, que foi o gerente do teatro desde 1582 até 1592.
A primeira apresentação de 'Henry V' (ou 'Henrique V'), de Shakespeare, aconteceu no Curtain Theatre em 1599, época também em que a companhia de atores Lord Chamberlain's Men, da qual o dramaturgo era membro, fez do teatro sua casa principal.
De acordo com registros históricos, como informado pelo The History Press, o Curtain teria sofrido com um terremoto em 1580, mas resistiu ao abalo sísmico. No entanto, outro grande evento da história da Europa fez com que ele precisasse fechar momentaneamente de 1592 a 1594: a Grande Peste.
Porém, apesar de todas as dificuldades, peças foram encenadas no local até o século XVII. A última produção teatral no Curtain, porém, aconteceu provavelmente por volta de 1625; então caiu em desuso e, na década de 1630, foi convertido em cortiços.
Então, ao longo de quase 400 anos, a cidade de Londres começou a se transformar, até se tornar o que conhecemos hoje, de forma que algumas pequenas histórias locais foram se apagando e sumindo com o tempo. Dessa forma, a localização exata do teatro foi perdida, até que em 2012 arqueólogos do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA) fizeram uma surpreendente descoberta.
Como a história do Curtain Theatre não era qualquer uma, nunca foi completamente esquecido, de forma que uma placa próximo a onde se encontrava sinalizava essa informação.
Porém, a informação poderia ser vaga, e grande parte da área circundante à placa foi transformada, o que fez com que a localização exata das ruínas do teatro ficassem difíceis de se localizar. Assim, os arqueólogos cavaram o único espaço aberto disponível e voilá! Encontraram o lugar exato em que o antigo Curtain Theatre se localizava.
Os arqueólogos descobriram uma parede de tijolos do final do século XVI e uma superfície de cascalho coberta de cerâmica. Os vestígios apresentavam características arquitetónicas típicas dos teatros elisabetanos: uma estrutura poligonal composta por uma parede interna espessa e uma parede externa mais fina, com um vão de cerca de 3,8 metros entre elas.
Hoje, por fim, os restos do teatro foram incorporados ao The Stage, um conjunto habitacional de apartamentos que cobre um curioso terreno.