Segunda temporada de Cidade Invisível chegou à Netflix nesta quarta-feira, 22; confira a lenda por trás de uma das novas personagens da série
A nova temporada de 'Cidade Invisível', série brasileira, foi finalmente lançada pela Netflix. A produção retrata, embora não perfeitamente, diferentes figuras do riquíssimo folclore do Brasil, contando com as mais diversas lendas de origens indígenas e personagens eternizados pela literatura, como a Cuca, o Saci ou até mesmo a sereia Iara.
Nesta segunda parte da série, claro que novos personagens foram adicionados, cada um com suas respectivas lendas — afinal, o folclore brasileiro é, de fato, riquíssimo, devido toda sua construção baseada em histórias de origens indígenas, africanas e europeias —, trazendo um novo brilho à produção, além de despertar muita curiosidade dos entusiastas.
Em meio aos novos nomes componentes do elenco de 'Cidade Invisível 2', destaca-se o da atriz carioca Letícia Spiller. Ela, que possui hoje 49 anos, foi escalada para dar vida à Matinta Perera (ou Pereira), personagem folclórica mais popular na região Norte do país.
"Para quem estava ansioso como eu, vem aí a segunda temporada de Cidade Invisível. Estarei nessa nova fase como uma das bruxas mais temidas do nosso folclore, que tem o poder de se transformar no que quiser", disse a atriz em fevereiro.
Como conta o site Só História, a lenda de Matinta Perera diz que, à noite, ocasionalmente pode se ouvir um agudo assobio, perturbando o sono de alguns e assustando as crianças. Esta que assobia é a amedrontadora Matinta.
Logo que se escuta o som, é importante que alguém conheça quem é que o está emitindo, e saiba o que fazer para não ser amaldiçoado. E o que precisa-se fazer é simples: "Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco!"
Então, no dia seguinte uma idosa apareceria na residência em que a promessa fora feita, a fim apenas de apanhar o fumo — e caso a promessa fosse descumprida, amaldiçoaria todos os moradores da casa. Esta mulher, porém, não seria uma entidade maligna ou algo do tipo, mas apenas uma simples senhora; com o detalhe de que carregaria, consigo, a maldição de se transformar todas as noites em Matinta Perera.
Ainda é uma característica física importante da figura, embora dual, a presença ou ausência de asas: a Matinta Perera que se apresenta com asas consegue se transformar em um pássaro e voar nas cercanias de onde mora a família que será seu próximo alvo.
A que não tem asas andaria sempre acompanhada por um pássaro, este identificado como uma "rasga-mortalha", uma coruja que emite um piar agudo.
Por fim, a lenda também conta que quanto Matinta Perera está perto de sua morte, ela pergunta: "Quem quer? quem quer?", sem anunciar exatamente do quê está falando. No entanto, caso alguém responda "eu quero", acreditando que possa se tratar de algo valioso recebe, no lugar, a maldição de Matinta Perera, sendo assim a nova pessoa a se transformar todas as noites.
De acordo com a sinopse oficial da segunda temporada de 'Cidade Invisível', "após dois anos ausente, Eric aparece em um santuário natural, protegido por indígenas e procurado por garimpeiros ilegais, perto de Belém do Pará. Ele descobre que Luna e a Cuca estavam morando nas proximidades com o objetivo de trazê-lo de volta à vida. Embora queira retornar imediatamente para o Rio de Janeiro com Luna, suas habilidades sobrenaturais recém-adquiridas o tornam necessário para proteger Luna e o santuário, que descobre serem intimamente ligados". Confira o trailer: