Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entrevista

“Já vi coisas que eu fico pensando: Será que foi verdade?”: Entrevista com o único sobrevivente brasileiro de Auschwitz

No aniversário de 75 anos da libertação do campo de concentração da Polônia, relembre o relato de Andor Stern, uma das vítimas do Holocausto

Alana Sousa e Thiago Lincolins Publicado em 27/01/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andor Stern - Gustavo Amorim
Andor Stern - Gustavo Amorim

Após vinte dias dentro de um vagão, Andor Stern, que pesava apenas 28 kg, foi resgatado por soldados americanos em 1º de maio de 1945. Ele havia passado pelos piores horrores que a Segunda Guerra poderia causar, no campo de concentração de Auschwitz.

“Já vi coisas que eu fico pensando: Será que foi verdade?”. Ele comenta antes de começarmos a gravar a entrevista. Capturado na Hungria, quando ainda adolescente, Stern perdeu quase toda a família durante o Holocausto. Passou anos sem saber qual tinha sido o destino de sua mãe, que viu pela última vez em 1942.

Crédito: Gustavo Amorim

A sua história é contada na biografia “Uma Estrela na Escuridão”, escrita pelo historiador Gabriel Davi Pierin. A obra, que também foi adaptada para os quadrinhos, mistura duas formas de narrativas. Com o contexto histórico da guerra e o relato de sobrevivência.

Hoje, aos 91 anos, Andor trabalha em uma das maiores petroquímicas do país. E não alimenta ódio pelo seu passado.

Confira a entrevista abaixo.


+Saiba mais sobre os horrores de Auschwitz através das obras a seguir: 

Os bebês de Auschwitz, Wendy Holden, 2015 - https://amzn.to/32b3ELn

O tatuador de Auschwitz, Heather Morris, 2019 - https://amzn.to/2r5oA9Z

Depois de Auschwitz, Eva Schloss - https://amzn.to/2PHpG5Z

O garoto que seguiu o pai para Auschwitz: Uma história real, Jeremy Dronfield, 2019 - https://amzn.to/2NC1MpM

Resistência, Affinity Konar, 2017 - https://amzn.to/2Nw8C0e

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.