Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Indica / Personalidades

6 biografias de personalidades de lutaram pelos direitos humanos

Relembre 6 personalidades que lutaram pelos seus direitos através de obras literárias

Redação Publicado em 14/08/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre 6 personalidades que lutaram pelos seus direitos através de obras literárias - Reprodução/Mercado Livre
Relembre 6 personalidades que lutaram pelos seus direitos através de obras literárias - Reprodução/Mercado Livre

Ao longo da História, várias pessoas se destacaram por lutar pelos direitos humanos que não eram garantidos pelo Estado e pela sociedade. E de tempos em tempos, é sempre bom relembrar a trajetória dessas pessoa e promover reflexões sobre o tema.

Por isso, nós selecionamos 6 biografias de grandes personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos ao longo dos anos e que não podem faltar na sua estante. Confira e escolha suas favoritas no Mercado Livre:

1. Eu sou Malala, de Malala Yousafzai: https://mercadolivre.com/sec/2BoUxw2

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, Malala Yousafzai não conseguiu manter-se calada enquanto via seus direitos à educação serem tirados de si. Em outubro de 2012, a garota foi atingida por um tiro na cabeça durante seu retorno à escola. Com a sua milagrosa recuperação, Malala foi levada para as salas das Nações Unidas em Nova York e tornou-se um símbolo de luta a favor da educação feminina em todo o mundo.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre


2. Rosa, de Rosa Parks: https://mercadolivre.com/sec/16ipGdQ

Rosa Parks recusou levantar-se de seu assento no ônibus para dar espaço para uma pessoa branca se sentar em meio ao período de Segregação Racial nos Estados Unidos. O ato que levou Parks a ser presa por desobedecer regras se tornou um dos principais atos de resistência pela população negra, e contribuiu com a abolição da política racial no transporte público dos Estados Unidos. Apesar da biografia ser voltada para o público infantil, é uma leitura importante para todas as idades compreenderem a história de Rosa Parks.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre


3. A autobiografia de Martin Luther King, de Clayborne Carson e Martin Luther King: https://mercadolivre.com/sec/1221e1P

Martin Luther King liderou uma luta por igualdade que revolucionou os Estados Unidos e influenciou o mundo inteiro. Através da resistência através do protesto não-violento, King lutou pelos direitos civis da comunidade negra americana até seu assassinato em 1968. Seu ativismo político o levou a receber um Prêmio Nobel da Paz 4 anos antes de seu falecimento.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre


4. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza: https://mercadolivre.com/sec/2BAvFhs

Apesar de não retratar a história de apenas uma mulher que lutou por direitos civis no Brasil, o livro “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” traz a vida de várias brasileiras de diversas etnias e regiões do país que contribuíram com a transformação do Brasil para ele se tornar um lugar melhor. Entre as mulheres selecionadas estão: Margarida Maria Alves, Bertha Lutz, Indianara Siqueira, Dorina Nowill, Laudelina de Campos Melo e Chiquinha Gonzaga.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre


5. Uma autobiografia, de Angela Davis: https://mercadolivre.com/sec/1bMS2MY

Angela Davis é uma das maiores ativistas negras dos Estados Unidos. Suas ações políticas a elevaram como um ícone do movimento negro e feminista do nosso tempo. Em sua autobiografia, Angela conta sua história desde a infância até sua carreira como professora universitária, sem deixar de passar por momentos cruciais de sua história como a entrada de seu nome na lista das 10 pessoas mais procuradas do FBI, a sua prisão e o apoio que ela recebeu para a sua liberdade.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre


6. A cor da liberdade: os anos de presidência, de Nelson Mandela: https://mercadolivre.com/sec/2hJx7As

Nelson Mandela foi o primeiro presidente da África do Sul democrática e durante o seu mandato, ele estava comprometido com a garantia de fazer com que todos os cidadãos do país se tornassem iguais perante a lei. Para isso, Mandela teve que transformar um país destruido por séculos de colonialismo e apartheid para construir uma democracia funcional. Na sua autobiografia, Mandela conta sobre os seus anos de presidência através de memórias que lhe ajudaram a tornar seu livro um best sellers mundial.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.