Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Indica / Cultura

11 livros para você conhecer mais sobre a História do mundo

Conheça obras incríveis sobre a história do mundo e garanta os seus favoritos

Redação Publicado em 29/08/2024, às 14h00 - Atualizado em 30/08/2024, às 08h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça obras incríveis sobre a história do mundo e garanta os seus favoritos - Reprodução/Mercado Livre
Conheça obras incríveis sobre a história do mundo e garanta os seus favoritos - Reprodução/Mercado Livre

Você quer conhecer mais sobre a História do mundo? Então por que não apostar em grandes obras sobre o assunto? A Aventuras na História selecionou 11 livros que te guiarão através da linha do tempo para você saber mais sobre feminismo, antiguidade, Brasil e muitas outras temáticas.

Confira nossa seleção e aproveite

1. Sapiens: uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari: https://mercadolivre.com/sec/2hgTPt8

Nesta obra, Yuval Noah Harari questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana no planeta ao explorar quem somos, como chegamos até aqui e por quais caminhos ainda poderemos seguir. Da Idade da Pedra ao Vale do Silício, temos aqui uma visão ampla e crítica da jornada em que deixamos de ser meros símios para nos tornarmos os governantes do mundo. 

Crédito: Reprodução / Companhia das Letras
Reprodução/Mercado Livre

2. Como o racismo criou o Brasil, de Jessé Souza: https://mercadolivre.com/sec/2kjNCSy

O sociólogo Jessé Souza mostra a versão mais madura de sua inovadora interpretação sobre a sociedade brasileira, baseada em mais de 40 anos de estudos teóricos e empíricos. O tema do racismo é reconstruído desde o início da civilização ocidental até nossos dias, de modo a permitir uma compreensão fundamental: a de que todo processo de desumanização e animalização do outro assume as formas intercambiáveis de racismo cultural, de gênero, de classe e de raça. Este livro veio para levar a outro patamar de sofisticação teórica a discussão sobre o racismo no Brasil e para jogar luz sobre todo o ódio e todo o ressentimento social com que nos deparamos hoje em dia. 

Crédito: Reprodução / Estação Brasil
Reprodução/Mercado Livre

3. História e Memória, de Jacques Le Goff: https://mercadolivre.com/sec/142aiNY

História vivida das sociedades humanas e o esforço científico para descrevê-la e interpretá-la são os dois polos entre os quais se resume o próprio conceito de história. De Heródoto aos historiadores mais recentes, Jacques Le Goff percorre, indaga e confronta as etapas dessa contínua pesquisa sobre a vida do homem, suas relações com o ambiente, sobre os eventos e sua diferente temporalidade. Reconstruindo a evolução do conceito de história, o grande medievalista francês apresenta por uma nova perspectiva as principais questões da historiografia contemporânea.

Crédito: Reprodução / Editora da Unicamp
Reprodução/Mercado Livre

4. O álbum branco, de Joan Didion: https://mercadolivre.com/sec/1eDs4kM

Examinando grandes eventos, personalidades e tendências de uma era — como as jornadas obscuras da família Manson, o surgimento dos shoppings e a fundação dos Panteras Negras — através das lentes de sua própria ebulição cultural, Joan Didion reflete sobre o absurdo e a paranoia que marcaram os anos 1960 e 1970, que nos introduziram à cultura de massa como a conhecemos hoje. Um mosaico jornalístico e ensaístico do cotidiano americano de uma época fundamental para os Estados Unidos e o mundo. 

Crédito: Reprodução / HarperCollins
Reprodução/Mercado Livre

5. Brasil: uma história, de Eduardo Bueno: https://mercadolivre.com/sec/1yzxoRK

A história do Brasil como você nunca viu antes! Há mais de cinco séculos diz-se que o Brasil é o país do futuro. O problema é que nunca chegamos lá. Procurando sanar esse problema, Eduardo Bueno tira a História da prisão das salas de aula e a leva para as ruas. Transforma-a em conversa de mesa de bar, a leva para favelas, esquinas, ruas, shoppings, estádios de futebol. Em "Brasil – Uma história", Eduardo Bueno atualiza seu famoso livro, incluindo fatos como a posse de Dilma Roussef e o julgamento do Mensalão.

Crédito: Reprodução / Leya
Reprodução/Mercado Livre

6. O perigo de uma história única, de Chimamanda Ngozi Adichie: https://mercadolivre.com/sec/12JV8K8

O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto. É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constroi uma das palestras mais assistidas do TED Talk, em 2009, que foi adaptada para livro. 

Crédito: Reprodução / Companhia das Letras
Reprodução/Mercado Livre

7. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil, de Darcy Ribeiro: https://mercadolivre.com/sec/1TKbjVL

Obra magistral de Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos brasileiros, "O Povo Brasileiro" é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Este clássico retrata o inconformismo pela desigualdade social e percorre a história da formação da civilização brasileira.

Crédito: Reprodução / Global Editora
Reprodução/Mercado Livre

8. História da Bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs, de Jeffrey B. Russell e Brookes Alexander: https://mercadolivre.com/sec/1udLWU4

Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. Este é o mais abrangente estudo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea.

Crédito: Reprodução / Goya
Reprodução/Mercado Livre

9. Mulheres, Mitos e Deusas: O feminino através dos tempos, de Martha Robles: https://mercadolivre.com/sec/1m11aPP

Algumas mulheres conheceram o céu, outras o inferno; umas foram enaltecidas, santificadas, outras demonizadas; mas todas tocaram as profundezas do próprio ser, chegaram ao limite de sua condição e de seu tempo e se eternizaram na história. Ao tomar contato com a história e os dilemas vividos por figuras como Afrodite, Cinderela, Simone de Beauvoir e Virginia Woolf, a autora nos guia em uma viagem de resgate da essência perdida ao ressignificar o papel feminino no mundo. O livro revela uma análise inteligente dos arquétipos, dos mitos e das lendas construídos em torno da mulher, demonstrando como eles acabaram por reafirmar o machismo na cultura ocidental.

Crédito: Reprodução / Goya
Reprodução/Mercado Livre

10. 21 lições para o século 21, de Yuval Noah Harari: https://mercadolivre.com/sec/1SkZHx5

O livro explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade. 

Crédito: Reprodução / Companhia das Letras
Reprodução/Mercado Livre

11. Escravidão – Vol. 1, de Laurentino Gomes: https://mercadolivre.com/sec/1n1YRZv

Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888. Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. Em um texto impactante e rigorosamente documentado, Laurentino Gomes lança o primeiro volume de sua nova trilogia, resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes.

Crédito: Reprodução / Globo Livros
Reprodução/Mercado Livre


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.