Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Olimpíadas

Veja o desabafo de Imane Khelif após a polêmica de gênero

Em meio a ataques nas redes sociais em relação ao seu gênero, a boxeadora argelina mantém seu foco totalmente na medalha de ouro

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 05/08/2024, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imane Khelif - Getty Images
Imane Khelif - Getty Images

A boxeadora argelina Imane Khelif, um dos nomes mais comentados das Olimpíadas de Paris, enfrenta um desafio duplo: além das competições, ela também lida com ataques pessoais e discursos de ódio sobre seu gênero. Em uma entrevista exclusiva à SNTV, parceira de vídeos esportivos da Associated Press, a atleta falou sobre sua conturbada participação nos Jogos e seu foco em avançar à final da categoria até 66kg.

Khelif, que retornará ao ringue na próxima terça-feira, 6, para a semifinal, fez um apelo emocionado pelo fim dos ataques contra ela. “É algo que fere a dignidade humana,” disse a lutadora ao SNTV. Ela pediu que as pessoas defendam os princípios olímpicos e se abstenham de intimidar os atletas.

Isso pode destruir pessoas, pode matar os pensamentos, o espírito e a mente das pessoas. Isso pode dividir as pessoas. E por causa disso, peço-lhes que evitem esse assédio moral”, completou.

Para manter o foco nas competições, Imane revelou que tem evitado as redes sociais, expressando preocupação com seus pais, que estão na Argélia. “Estou em contato com minha família dois dias por semana. Espero que eles não tenham sido profundamente afetados. Eles estão preocupados comigo. Se Deus quiser, esta crise culminará numa medalha de ouro. Essa seria a melhor resposta”, destacou Khelif.

Após sua vitória sobre a húngara Anna Luca Hamori nas quartas de final, a boxeadora garantiu ao menos uma medalha de bronze, já que no boxe não há disputa de terceiro lugar. A atleta não conteve a emoção e chorou após o combate.

“Eu não conseguia controlar meus nervos. Depois da vitória houve um misto de alegria e ao mesmo tempo fiquei muito emocionada, porque sinceramente não foi nada fácil de passar. Foi algo que fere a dignidade humana. Esta questão envolve a dignidade e a honra de cada mulher”, afirmou a argelina.

Próximos desafios

Imane Khelif está determinada a buscar a medalha de ouro. “Vim aqui por uma medalha e para disputar uma medalha. Com certeza estarei competindo para melhorar e ser melhor. Se Deus quiser, vou melhorar, como qualquer outro atleta”, encerrou.

Segundo o GE, a próxima luta dela nos Jogos Olímpicos será contra Janjaem Suwannapheng, da Tailândia. A outra semifinal é entre a chinesa Liu Yang e Nien Chin Chen, de Taipei. A medalha de ouro ficará nas mãos de uma das quatro lutadoras.