Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rosa Branca

Última integrante do grupo antinazista Rosa Branca morre aos 103 anos

Traute Lafrenz era integrante do Rosa Branca, grupo antinazista alemão que publicava jornais críticos ao regime de Hitler

Redação Publicado em 09/03/2023, às 18h08 - Atualizado às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Traute Lafrenz - Reprodução / Vídeo
Imagem de Traute Lafrenz - Reprodução / Vídeo

Traute Lafrenz, a última integrante sobrevivente do grupo antinazista alemãoRosa Branca, faleceu em 6 de março na Carolina do Sul, aos 103 anos, como anunciou a Fundação do grupo nesta quinta-feira, 9. A organização pacifista Rosa Branca publicava jornais críticos ao regime de Adolf Hitler.

Traute Lafrenz-Page morreu em 6 de março na Carolina do Sul. Ele faria 104 anos em maio", anunciou a Fundação em comunicado, como repercutido pelo O Globo. 

Lafrenz era próxima de um dos fundadores do grupo, Hans Scholl. O grupo de estudantes pacifistas espalhava jornais críticos ao Terceiro Heichem Munique. Hans fundou o movimento junto de sua irmã, Sophie Scholl

Na Alemanha, eles ficaram famosos por seu corajoso posicionamento e pelo seu enfrentamento de um cruel regime nazista. Existem escolas que levam seu nome agora em toda a Alemanha.

Traute Lafrenz

Estudante de medicina, foi Traute Lafrenz que informou às famílias a respeito das prisões em 18 de fevereiro de 1943 de Hans e Sophie Scholl e seu amigo, Christoph Probst, que foram executados no fim de fevereiro de 1943.

Traute Lafrenz foi condenada a um ano de prisão por “cumplicidade” e presa pela Gestapo. Ela emigrou para os Estados Unidos após a guerra, onde pôde concluir seus estudos de medicina.