Traute Lafrenz era integrante do Rosa Branca, grupo antinazista alemão que publicava jornais críticos ao regime de Hitler
Traute Lafrenz, a última integrante sobrevivente do grupo antinazista alemãoRosa Branca, faleceu em 6 de março na Carolina do Sul, aos 103 anos, como anunciou a Fundação do grupo nesta quinta-feira, 9. A organização pacifista Rosa Branca publicava jornais críticos ao regime de Adolf Hitler.
Traute Lafrenz-Page morreu em 6 de março na Carolina do Sul. Ele faria 104 anos em maio", anunciou a Fundação em comunicado, como repercutido pelo O Globo.
Lafrenz era próxima de um dos fundadores do grupo, Hans Scholl. O grupo de estudantes pacifistas espalhava jornais críticos ao Terceiro Heichem Munique. Hans fundou o movimento junto de sua irmã, Sophie Scholl.
Na Alemanha, eles ficaram famosos por seu corajoso posicionamento e pelo seu enfrentamento de um cruel regime nazista. Existem escolas que levam seu nome agora em toda a Alemanha.
Estudante de medicina, foi Traute Lafrenz que informou às famílias a respeito das prisões em 18 de fevereiro de 1943 de Hans e Sophie Scholl e seu amigo, Christoph Probst, que foram executados no fim de fevereiro de 1943.
Traute Lafrenz foi condenada a um ano de prisão por “cumplicidade” e presa pela Gestapo. Ela emigrou para os Estados Unidos após a guerra, onde pôde concluir seus estudos de medicina.