Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

TV Cultura exibe documentário sobre os 40 anos da redemocratização no Brasil

Produção especial resgata momentos históricos e entrevista figuras-chave da política brasileira nas últimas quatro décadas

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 11/03/2025, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em 2025, o Brasil celebra 40 anos de democracia - Divulgação
Em 2025, o Brasil celebra 40 anos de democracia - Divulgação

Para marcar os 40 anos da redemocratização do Brasil, que será celebrado em 15 de março de 2025, a TV Cultura exibe na próxima sexta-feira, 14, às 22h, o documentário inédito 'Democracia no Brasil: 40 anos de história'. Produzido pelo departamento de Jornalismo da emissora, o longa resgata a memória e as imagens dos momentos históricos do governo brasileiro nas últimas quatro décadas.

Com narração do historiador, escritor, youtuber e comentarista político Marco Antonio Villa, a produção detalha a articulação política desde a saída do regime militar até os dias atuais. O documentário dá voz a personagens importantes dessa trajetória, como José Sarney, o primeiro presidente civil após 21 anos de regime militar, que aos 94 anos relembra o drama vivido pelo país após a eleição e morte de Tancredo Neves.

Outro entrevistado é o jurista Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça e ex-presidente do STF e do TSE, que fala sobre a transição democrática, a Assembleia Nacional Constituinte, os processos de impeachment de Dilma Rousseff e Fernando Collor de Mello, além do atual cenário nacional.

Outros fatos

'Democracia no Brasil: 40 anos de história' também relembra outros fatos marcantes da história da democracia brasileira, como a campanha das Diretas Já, os planos econômicos que impactaram a vida dos brasileiros, a eleição e reeleição de Fernando Henrique Cardoso e a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência após três derrotas consecutivas.

Segundo o UOL, os jornalistas Juca Kfouri e Ricardo Kotscho, vozes importantes do movimento que pedia eleições diretas para presidente no Brasil, compartilham bastidores da organização da política nacional.