O mais famoso sítio da história do budismo sofreu esse acidente após fortes ventos causados pela tempestade
Durante uma forte tempestade que tomou o Camboja, árvores antigas caíram e danificaram estruturas de Angkor Wat, sítio mais famoso do mundo sobre história do budismo. O acidente contra o Templo Ta Prohm, a norte da cidade de Siem Reap, ocorreu no início da festividade de Ano Novo que ocorre no país. Vilarejos menores também foram atingidos.
"Na noite de 12 de abril de 2020, até a manhã de 13 de abril de 2020, uma tempestade trouxe ventos fortes e uma chuva torrencial em todo o país", afirmou o Cambodia News sobre o acidente na região tombada pela UNESCO. Segundo Long Kosal, responsável pelo parque arqueológico e reproduzido pelo jornal Phnom Penh Post, "sete pinheiros escoceses e outras árvores menores na área de Angkor caíram no domingo devido aos ventos fortes".
Contra o monumento do Império Khmer, quatro árvores foram derrubadas pelas rajadas, entre elas, uma “de séculos que crescia no templo”. A queda prejudicou construções do local, famoso pelos relevos budistas estabelecidos no século 13 pelo rei Jayavarman VII. Outro acidente do mesmo tipo danificou o templo Angkor Wat, do século 12, construído por Suryavarman II.
Por sorte, os acidentes não resultaram em danos irreparáveis e nenhum dos casos trouxe significativo prejuízo. Fotos divulgadas em mídias diversas mostram que as artes religiosas mantiveram-se intactas. As "autoridades especializadas estão removendo as árvores derrubadas”, segundo o Phnom Penh.