Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, tem sido objeto de discussões literárias na internet devido a comentários de escritora americana
Desde que a escritora e podcaster americana Courtney Henning Novak lançou um desafio para que as pessoas lessem um livro de cada país e declarou que "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é "o melhor livro já escrito", a obra vem protagonizando discussões literárias na internet.
Machado de Assis, o primeiro ocupante de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), já é um sucesso entre os estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Desde a implantação da ferramenta LeiaSP no início do ano, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e outras obras do autor estão disponíveis gratuitamente e são frequentemente emprestadas.
Machado de Assis lidera o ranking dos livros mais emprestados pelos estudantes do Ensino Médio da rede estadual paulista. Até a última semana, porém, a obra preferida dos alunos era "A Cartomante", com 137.433 empréstimos.
A equipe do LeiaSP, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SeducSP), realizará um novo levantamento nas próximas semanas para verificar se o sucesso no TikTok influenciará as preferências literárias dos alunos.