Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Submarino desaparece sob 'Geleira do Juízo Final' na Antártida

Submarino desapareceu em janeiro deste ano, após descoberta de estruturas estranhas na parte inferior da plataforma de gelo

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 19/08/2024, às 08h24 - Atualizado em 20/08/2024, às 21h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geleira do Juízo Final - Divulgação/NASA
Geleira do Juízo Final - Divulgação/NASA

O robô subaquático autônomo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, fez uma descoberta inédita e impressionante antes de desaparecer misteriosamente na Antártida em janeiro de 2024.

Conhecido como Ran, o submarino não tripulado tinha seis metros de comprimento e foi lançado em 2020 com a missão de explorar a "geleira do Juízo Final". Sua missão foi interrompida após revelar uma série de estruturas desconhecidas sob o gelo da Antártida, quando o sinal do submarino foi perdido.

Conforme o portal El Tiempo, Anna Wåhlin, professora de física oceanográfica e principal autora do estudo, afirmou que "é um pouco como ver o lado escuro da Lua".

Ran obteve mapas de alta resolução da parte inferior da plataforma de gelo, revelando informações cruciais para o estudo da elevação do nível do mar causada pelas mudanças climáticas. Embora tenha fornecido dados valiosos, a missão não alcançou todos os objetivos planejados. Wåhlin expressou a esperança de retornar com outro submarino para concluir o estudo.

Durante a missão, que teve como alvo a cavidade da plataforma de gelo Dotson, na Antártica Ocidental, Ran varreu o gelo com um sistema de sonar sofisticado. Em 27 dias, o submarino percorreu mais de 1.000 quilômetros sob a geleira, penetrando 17 quilômetros na cavidade.

A National Geographic relatou que os dados coletados por Ran mostraram que a geleira Dotson derrete mais rapidamente em áreas onde as correntes subaquáticas corroem sua base. Além disso, foram encontradas evidências de derretimento acelerado em fraturas verticais no glaciar.

Paisagem subglacial

Uma das descobertas mais impressionantes, segundo a fonte, foi a paisagem subglacial complexa, com picos, vales e formações semelhantes a dunas de areia, causadas, muito provavelmente, por fluxos de água influenciados pela rotação da Terra. Essas descobertas ressaltam a importância das plataformas de gelo para a estabilidade dos glaciares e a potencial aceleração da elevação do nível do mar caso essas estruturas colapsem.