Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Rumo aos Estados Unidos, brasileiro atravessa América Latina de bicicleta

Rafael Garcia da Silva, um ciclista de Itumbiara, Goiás, está pedalando de bicicleta rumo aos Estados Unidos; ele planeja atravessar 14 países

Luiza Lopes Publicado em 26/08/2024, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ciclista Rafael Garcia da Silva, de Itumbiara, Goiás - Reprodução/ Instagram (@viajensdorafa)
Ciclista Rafael Garcia da Silva, de Itumbiara, Goiás - Reprodução/ Instagram (@viajensdorafa)

Rafael Garcia da Silva, um ciclista de Itumbiara, Goiás, está pedalando de bicicleta rumo aos Estados Unidos, planejando atravessar 14 países em até dois anos.

Atualmente na Argentina, ele percorre entre 50 e 120 km por dia, levando apenas itens essenciais, como roupas, barraca e utensílios básicos para cozinhar. A informação é do UOL, que conversou com o ciclista.

Segundo Rafael, “não é preciso ser rico para fazer uma viagem como essa”. "Você não precisa ganhar R$ 20 mil para viajar de bicicleta, não é bem assim, também ganho muita coisa na estrada de pessoas que se simpatizam com a aventura'', contou ao site.

No Brasil, ele trabalhou em diversos serviços de construção civil, atuando como pintor, gesseiro e encanador. ''Trouxe uma reserva, mas uma hora acaba. Quando isso acontecer, vou tentar vender lembrancinhas na rua para tentar ter um ganho diário'', explicou.

Para ele, enfrentar adversidades – como dormir à beira de rios e tomar banho com lenços umedecidos – faz parte da jornada. Apesar disso, na maioria dos dias, consegue se abrigar em postos de gasolina, albergues e até em casas de pessoas que conhece pelo caminho. "A viagem não é feita de lugares, mas de pessoas", comentou.

Próximos planos

Antes de chegar aos Estados Unidos, Rafael planeja passar por mais 13 países: Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Panamá, Honduras, Nicarágua, Belize, Guatemala, Costa Rica e México. 

Um dos maiores desafios em seu trajeto será a travessia da floresta de Darién, conhecida como a "selva da morte", que liga a América do Sul à América Central entre Colômbia e Panamá.

Embora a maioria dos turistas utilize balsas para essa travessia, ele pretende economizar pegando carona em barcos de pescadores locais, que cobram uma taxa menor. Após cruzar a selva, retomará a viagem de bicicleta.