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Notícias / Arte

Restos de besouro morto são encontrados em antiga pintura de Paul Gauguin

Análise da pintura 'Um Gatinho', do pintor francês Paul Gauguin, revelou os restos de um besouro morto escondidos sob camadas de tinta

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/12/2024, às 16h00 - Atualizado às 16h01

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Recorte de autorretrato de Paul Gauguin, e de 'Um Gatinho' - Domínio Público via Wikimedia Commons
Recorte de autorretrato de Paul Gauguin, e de 'Um Gatinho' - Domínio Público via Wikimedia Commons

Recentemente, pesquisadores do Museu Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda, descobriram após análises com raios X da pintura 'Um Gatinho', de Paul Gauguin — que foi amigo de Vincent van Gogh —, algo no mínimo inusitado: os restos de um besouro morto sob camadas de tinta.

'Um Gatinho', de Paul Gauguin / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Em comunicado, o museu explicou que o inseto provavelmente ficou preso na tinta durante sua criação, no fim do século 19. O vestígio do besouro encontrado tinha apenas um milímetro de comprimento, segundo o Artnet, mas os pesquisadores descrevem que é difícil identificar sua espécie exata, pois "ele está deitado de costas, com a cabeça e as pernas quebradas".

Vale mencionar ainda que, além do besouro, também foi encontrado do lado direito da obra uma impressão de jornal, que teria servido para proteger a tela. "Há mais de 100 anos, a tela foi colada a outra para reforçá-la, e durante esse processo, um jornal foi usado para proteger a pintura", explicam os especialistas no comunicado.

Obra maior

Porém, algo ainda mais interessante sobre a obra que foi descoberto é que ela seria, originalmente, parte de uma pintura ainda maior do artista francês. Isso é sugerido pois, ao lado esquerdo, inferior e superior da tela, foram identificados fios de tecido esticados em forma arqueada; ou seja, ela foi tensionada.

No entanto, essa deformação não ocorre no lado direito, o que sugere que a tela foi cortada nesse lado, provavelmente pelo próprio Gauguin", pontua o museu em comunicado.

Outro fato que sugere que 'Um Gatinho' seja apenas um fragmento é que, inspirado pelos girassóis pintados por van Gogh, Gauguin também começou a produzir naturezas-mortas. E em carta ao seu irmão, Theo, o artista neerlandês contou certa vez que o amigo estava "trabalhando em [...] uma grande natureza-morta de uma abóbora laranja, algumas maçãs e um tecido branco sobre um fundo e primeiro plano amarelos".

No entanto, segundo o Museu Van Gogh, não existe nenhuma "grande natureza-morta" conhecida de Gauguin. E como 'Um Gatinho' possui uma medida bastante alongada verticalmente, com 72 centímetros de altura por 25 centímetros de largura, e também apresenta uma abóbora sobre um fundo amarelo, ele pode ser parte da tal pintura mencionada por van Gogh ao irmão.

Outra possível comprovação dessa hipótese é que van Gogh pintou um retrato de Gauguin, onde é possível observar o francês trabalhando em uma pintura amarela com um objeto esférico à esquerda; e essa tela do neerlandês também foi recortada no lado direito.

Retrato de Paul Gauguin por Vincent van Gogh / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Agora, tanto 'Um Gatinho' está exposto no Museu Van Gogh, juntamente aos novos resultados de sua análise recente, repercute a Revista Galileu.