Piada feita por Jimmy Kimmel à Malala Yousafzai chamou atenção nas redes sociais
Os principais filmes que marcaram a indústria cinematográfica no último ano foram celebrados no Oscar 2023, ocorrido no último domingo, 12. No evento, uma presença que chamou atenção foi a da jovem ativista Malala Yousafzai, que é a produtora-executiva do curta-metragem "Stranger at the Gate". Todavia, ela fora alvo de uma piada constrangedora na premiação.
Na cerimônia, o apresentador Jimmy Kimmel se dirigiu até a ativista e falou sobre o seu papel humanitário, e, em seguida, fez a piada que repercutiu de forma negativa nas redes sociais.
"Seu trabalho nos direitos humanos e educação para mulheres e crianças é uma inspiração. Como a mais jovem vencedora de um Prêmio Nobel da história, eu gostaria de saber…”. Logo depois, ele perguntou: “você acha que Harry Styles cuspiu em Chris Pine?”. Malala, todavia, foi direta na resposta: "Eu só falo sobre a paz".
Treat people with kindness✌️ https://t.co/ZvUVHcrTBJ
— Malala Yousafzai (@Malala) March 13, 2023
“É por isso que você é Malala, e ninguém mais é”, disse o humorista em seguida. Através de sua conta oficial no Twitter, Malala falou sobre o episódio ao mencionar um Tweet que falava sobre a piada: "Trate as pessoas com gentileza", escreveu ela.
Nas respostas do Tweet de Malala, os internautas saíram em defesa da ativista e criticaram o apresentador. "@jimmykimmel Comportamento totalmente desrespeitoso e paternalista em relação a ela e seu trabalho. Foi o mesmo sentimento e reação do tapa de Smith", escreveu uma internauta. "Lamento que você tenha passado por isso. Mas você manteve sua graça", comentou outra conta.
"Quando ele disse isso para você, eu me senti tão desconfortável. (Tenho certeza de que ele não escreveu, mas ainda assim, estremeça) Você merece um reconhecimento genuíno por tudo que fez e continua fazendo. Uma resposta tão bonita e graciosa de uma rainha empática e bondosa", comentou outro internauta.