Após irem pescar em uma barragem, a dupla acidentalmente encontrou um vaso de argila que remonta à Idade Média; entenda!
No Quirguistão, pai e filho que saíram para praticar pesca no reservatório de Kirov, que conta com uma das maiores barragens do país, acabaram fazendo uma incrível descoberta arqueológica por acidente.
Toktogulov e o pequeno Idiris toparam com um vaso de argila decorado enterrado no solo que remonta ao período entre os séculos 14 e 16, durante a Idade Média, conforme repercutido pelo AkiExpress. Adicionalmente, a relíquia é conhecida como "kumura".
Eles contataram as autoridades para realizar a descoberta do artefato de barro, que possui 25 centímetros de altura e um gargalo com 14,5 centímetros de diâmetro. Além do jarro, aliás, havia outros fragmentos de cerâmica no local do achado.
Após ficarem sabendo do ocorrido, uma equipe de especialistas do museu local realizou uma visita às margens do reservatório a fim de realizar uma investigação arqueológica do solo onde estava o vaso medieval.