Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Quem são os turistas que caminharam no espaço nesta quinta-feira (12)?

Tripulantes do programa Polaris Dawn, da SpaceX, chamaram atenção no espaço nesta quinta-feira, 12; veja detalhes do episódios

Redação Publicado em 12/09/2024, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O time da Polaris Dawn - Divulgação/SpaceX
O time da Polaris Dawn - Divulgação/SpaceX

Na manhã desta quinta-feira (12), a SpaceX marcou um feito inédito na história da exploração espacial ao realizar a primeira caminhada espacial de uma missão privada.

Dois tripulantes do programa Polaris Dawn, Jared Isaacman e Sarah Gillis, deixaram a nave Crew Dragon para flutuar no espaço, estabelecendo um marco significativo para as operações espaciais civis.

Jared Isaacman, bilionário e financiador da missão, foi o primeiro a experimentar a ausência de gravidade fora da nave às 7h52 (horário de Brasília).

Pouco depois, às 8h05, Sarah Gillis, engenheira de operações espaciais da SpaceX, seguiu seus passos.

No momento da atividade extraveicular, os dois sobrevoavam entre a Austrália e a Antártida a aproximadamente 700 km da superfície terrestre.

"Em casa temos muito trabalho para fazer, mas, daqui, a Terra parece um mundo perfeito", declarou Isaacman após retornar à Crew Dragon. A operação, inicialmente programada para começar às 3h23, teve seu início ajustado para 5h55 sem que a empresa revelasse os motivos específicos.

Preparativos

A missão exigiu uma série de preparativos técnicos. Antes de saírem da nave, a Crew Dragon foi despressurizada e exposta ao vácuo do espaço. Para garantir segurança e funcionalidade no ambiente hostil do espaço, ambos os tripulantes usaram trajes especialmente desenvolvidos pela SpaceX e estavam conectados por equipamentos de oxigênio.

A tripulação do Polaris Dawn não é formada por astronautas governamentais tradicionais. Além de Isaacman e Gillis, o grupo inclui Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos e piloto da missão, e Anna Menon, engenheira de operações espaciais da SpaceX responsável pelo gerenciamento de missões.

Vale ressaltar que Isaacman possui uma experiência prévia em missões espaciais privadas; em 2021, ele financiou e participou da Inspiration4.

Os preparativos para essa histórica caminhada espacial incluíram dois anos intensos de treinamento que abrangeram desde paraquedismo até pilotagem de aeronaves e voos em gravidade zero.