Espaçonave BepiColombo realizou sua aproximação mais próxima de Mercúrio, revelando imagens inéditas da superfície do planeta
Na última quinta-feira, 5, a espaçonave BepiColombo, uma missão conjunta da Agência Espacial Europeia e do Japão, realizou sua aproximação mais próxima de Mercúrio, revelando imagens inéditas da superfície do planeta.
As fotos em preto e branco mostram detalhes nítidos da paisagem árida, com destaque para o polo sul de Mercúrio e crateras com anéis de picos, repercute o The New York Times.
Em comunicado, Johannes Benkhoff, da Agência Espacial Europeia, expressou entusiasmo ao receber as fotos, descrevendo o momento como um alívio após os desafios enfrentados pela missão.
Lançada em 2018, a BepiColombo está programada para entrar em órbita ao redor de Mercúrio em 2026, com o objetivo de estudar sua composição, geologia e campo magnético.
A espaçonave já completou quatro de seis sobrevoos planejados, desacelerando gradualmente para se posicionar ao redor do planeta. As câmeras de monitoramento da BepiColombo capturaram imagens de duas bacias de anéis de pico, Vivaldi e Stoddart, cujo processo de formação ainda é um mistério.
Com a perspectiva de coletar dados mais detalhados no futuro, os cientistas esperam desvendar segredos de Mercúrio, como seu núcleo surpreendentemente grande, a presença de gelo em sua superfície e sua riqueza em elementos voláteis.