A estimativa foi realizada pelo Instituto Ipsos no Brasil e em outros 32 países, surpreendendo pela diferença
Em pesquisa anual realizada pelo Instituto Ipsos internacionalmente, os resultados tupiniquins da “Global Advisor Predictions 2022” surpreendem pelo pessimismo dos brasileiros em relação ao último ano; de acordo com a análise, 87% dos entrevistados concordam que 2021 não foi um ano bom.
A pergunta feita aos habitantes brasileiros foi a mesma replicada nos outros 32 países que participaram da pesquisa: “Você concorda ou discorda que 2021 foi um ano ruim para o país?”. Apesar da média alta, quatro países registraram porcentagens ainda maiores, sendo eles a Coreia do Sul, Espanha e Romênia, que embatam com 89%, e a vizinha Argentina, 88%.
Do contrário, os que menos se desagradaram ao longo deste ano foram os habitantes da China, com 41%, Arábia Saudita, com 48% e Dinamarca, com 58%. A média global entre todos os países foi de 56%, tornando os insatisfeitos maioria por apenas 6 pontos percentuais, como informou a CNN Brasil.
Além do desconforto com o país, a pesquisa ainda perguntou se 2021 teria sido um ano ruim aos entrevistados no âmbito familiar e pessoal, sendo confirmado por uma parcela menor, de 70%. Sobre 2022, 82% dos brasileiros acreditam que será um ano melhor do que o último.