Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Quase 50 anos após missão, Rússia esvazia vilarejo para voltar à Lua

Módulo lunar Luna-25 será lançado no próximo dia 11; saiba mais!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 07/08/2023, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do módulo lunar Luna-25 - NASA
Representação do módulo lunar Luna-25 - NASA

No próximo dia 11 de agosto, a Rússia lançará sua primeira missão lunar em quase 50 anos — a última havia sido feita 1976. Para isso, porém, as autoridades informaram nesta segunda-feira, 7, que terão que esvaziar um vilarejo no extremo leste de seu território.

Afinal, o módulo lunar Luna-25 sairá de uma base de lançamento espacial situada a mais de 5 mil quilômetros de distância da capital Moscou, conforme anunciou a agência espacial russa.

+ Por que nunca voltamos à Lua?

Área evacuada

Segundo repercutido pelo G1, o lançamento do módulo Luna-25 fará moradores de um vilarejo ao extremo leste do país deixarem suas casas, visto que a região fica localizada na área onde os propulsores do foguete deverão cair. As peças serão soltas após a separação do veículo espacial.

O governo do país relatou que a missão lunar tem como intuito fazer pesquisas sobre a estrutura interna de nosso satélite natural. Além disso, eles explorarão recursos, como água, e testarão tecnologias de pouso suave. A operação deverá demorar, ao menos, um ano.

A última missão do tipo havia sido o lançamento do módulo lunar Luna-24, em 9 de agosto de 1976. A terceira missão robótica conduzida pela União Soviética, que trouxe amostras do solo de nosso satélite natural, retornou dias depois, em 26 de agosto.