Saiba quantos registros de candidaturas foram negados pelos tribunais regionais eleitorais este ano
Os tribunais regionais eleitorais (TREs) negaram os registros de 1.812 pessoas que se canditariam nas eleições de 2022. Fazem parte da lista, candidatos aos cargos de deputado estadual, distrital e federal, senador, governador e presidente. O número equivale a 6,2% do total de canditaturas.
De acordo com informações do portal OGlobo, 736 requerentes entraram com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questionando a decisão das autoridades. Entre as candidaturas indeferidas, está a Roberto Jefferson, ex-dirigente do PTB, que concorreria ao cargo de presidente.
Segundo a fonte, as candidaturas terminaram de ser avaliadas pelos tribunais regionais eleitorais no dia 12 do mês passado, sendo que os postulandos tiveram um prazo de três dias após a decisão para entrar com recurso. A legislação brasileira garante esse direito em caso de registro negado em instâncias estaduais.
Enquanto o julgamento não é realizado, é possível concorrer nas eleições. A decisão pode, inclusive, levar anos para ser finalizada.
Caso o registro tenha sido negado no TSE antes do dia eleição, o candidato se torna definitivamente inelegível. Contudo, se o julgamento vier a ocorrer em data muito próxima da eleição, muito provavelmente o nome do candidato continuará a aparecer nas urnas, uma vez que os equipamentos são lacrados em torno de duas semanas antes das eleições. Caso haja votos, estes são anulados.