Presidentes da Rússia e da Ucrânia discursaram no Dia Internacional da Mulher
Na ocasião desta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, os presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, e Vladimir Putin, da Rússia, homenagearam o papel das mulheres na guerra entre os dois países, que completou um ano no fim de fevereiro. Em discurso, eles também agradeceram a participação feminina no decorrer do conflito.
Acho importante dizer isso hoje. Agradecer a todas as mulheres que trabalham, ensinam, estudam, economizam, cuidam e lutam pela Ucrânia", afirmou Zelensky.
Segundo informações do portal G1, durante uma cerimônia de condecorações, Putinagradeceu as mulheres que "cumprem o seu dever" e demonstrou "gratidão a todas" que lutam pela Rússia:
Hoje, quando a Rússia mais uma vez enfrenta ameaças diretas à sua segurança e soberania, vemos inúmeros exemplos de coragem e determinação. Há mulheres nesta sala que cumprem com honra seu dever militar".
A guerra da Ucrânia completou um ano no dia 24 de fevereiro e, conforme relatório oficial das Nações Unidas, o conflito já deixou mais de 40 mil civis feridos, além de 8 mil mortos. Porém, a organização apontou que esse número deve ser muito maior, já que muitos corpos não foram identificados.
Em outro trecho do pronunciamento desta quarta-feira, o líder ucraniano voltou a prometer a vitória de seus compatriotas.
Juntos somos mais fortes, juntos somos invencíveis e juntos podemos vencer".