Sucesso na Netflix, Griselda retrata a história da mulher que se tornou a rainha da cocaína; entenda a transformação de Sofía Vergara
Sucesso entre os brasileiros, a série Griselda, da Netflix, mistura fato e ficção ao retratar a saga da mulher que ficou conhecida como 'rainha da cocaína'.
Em seis episódios, a produção mostra como Blanco se tornou pioneira no tráfico de cocaína da Colômbia para os Estados Unidos através de Miami, entre os anos 70 e 80.
"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a "Madrinha" do império do tráfico de drogas de Miami", explica a sinopse da Netflix.
Para o papel da protagonista, a responsabilidade ficou por conta da atriz Sofía Vergara, conhecida mundialmente por sua interpretação como Gloria Pritchett na série Modern Family. Assim, Vergara precisou passar uma verdadeira transformação antes de encarnar a 'rainha da cocaína'.
"Acertar o visual foi muito importante para mim porque precisava desaparecer. Não queria que ninguém pensasse em mim ou em meu último papel como Gloria Pritchett", explicou a jovem atriz em comunicado divulgado pela Netflix.
O objetivo de Sofía foi atingido. Na série, seus traços acabaram ofuscados por todos os detalhes utilizados para a caracterização de Blanco. Além de diferentes penteados, Vergara também contou com próteses nas sobrancelhas e dentes torcidos.
O trabalho que envolveu o processo demorado contou com Angela Nogaro e Dennis Parker, que trabalham no departamento de maquiagem e cabelo. Eles se juntaram a Todd McIntosh e Kelly Kline, maquiador e cabeleireira de Vergara, respectivamente.
O desafio, segundo McIntosh, deixar o rosto de Sofía comum. Como consequência, próteses foram inseridas em suas sobrancelhas, que também contavam com fios mais finos colados.
Ao mesmo tempo, a atriz recebeu uma prótese de nariz e também uma placa de dentes curvada (mesmo que discreta). Já o sorriso da artista, que exibia dentes brancos, passou a mostrar os dentes amarelados, afinal, Griselda era fumante.
Todos os dias, antes de começarmos a filmar, eu passava mais de três horas de maquiagem, eles mudavam o formato do meu nariz, das minhas sobrancelhas e até sujavam os meus dentes! Pela primeira vez atuei realmente em espanhol e também pela primeira vez fiz um drama", explicou Vegara ao La Nación.
Durante a entrevista, a atriz revelou que também foi a primeira vez que atuou com próteses e peruca. Todo o processo de gravação foi um aprendizado em sua trajetória.
"Tudo era novo para mim. Tive um grande processo de transformação para encarnar o personagem e pela primeira vez tive que atuar com próteses e peruca (...) Aprendi muitas coisas e tive o prazer de trabalhar com pessoas que admiro muito, mas, como não moram nos Estados Unidos e sempre trabalhei nos Estados Unidos, não pude conhecê-las", explicou.