Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

'Porta misteriosa' encontrada na Antártida é desvendada por cientistas

Estrutura enigmática semelhante a uma “porta” foi avistada na Antártida, próxima à Estação Showa, e chamou atenção nas redes sociais

Redação Publicado em 16/10/2024, às 10h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Porta" misteriosa avistada na Antártida - Reprodução/Google Maps
"Porta" misteriosa avistada na Antártida - Reprodução/Google Maps

Uma estrutura enigmática semelhante a uma “porta” foi avistada na Antártida, próxima à Estação Showa, mantida pelo Japão. A formação, localizada na coordenada 69°00'50"S 39°36'22"E e detectada por um usuário do Reddit através do Google Maps, rapidamente chamou atenção nas redes sociais, informou o jornal britânico Daily Mail.

Intitulada de “porta gigante”, a imagem foi compartilhada em um fórum, gerando uma onda de teorias sobre sua origem, repercute o Globo. Algumas pessoas sugeriram que se trata de porta de um avião que teria explodido ou até mesmo um cofre global de sementes semelhante ao de Svalbard, na Noruega.

Mistério desvendado

Segundo Bethan Davies, professora de Glaciologia na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, para aqueles entusiasmados com teorias mais extraordinárias, a realidade por trás da estrutura pode ser decepcionante. Davies olhou as coordenadas no Google Earth Pro e explicou ao Daily Mail o que seria a "porta" encontrada:

"Essa formação está em uma área de gelo marinho rápido na Antártida Oriental, próximo à costa. Há uma série de ilhas lá e a água é bem rasa. Este é um iceberg que ficou encalhado e agora está preso e derretendo no seu lugar original. Você pode ver muitos outros icebergs na área”, disse.

"O que faríamos sem os teóricos da conspiração?”, brincou John Smellie, vulcanologista da Universidade de Leicester, na Inglaterra. “A reserva não é brilhante e não reconheço a localidade, mas me parece que um pequeno afloramento rochoso exumado devido a um rebaixamento do gelo".

"Ele forma o 'topo' da 'porta'. E há duas caudas de neve paralelas proeminentes formando as laterais da 'porta'. As caudas de neve mostram a orientação da direção predominante do vento. Então, com uma boa imaginação, há uma aparência geral fraca e totalmente falsa de porta”, afirmou ao Daily Mail.