O local fica mais de 2,5 quilômetros de profundidade gelo adentro; entenda!
Um grupo de cientistas da Universidade de Durham, localizada nos Estados Unidos, revelou detalhes sobre como é o solo em uma área de 32 quilômetros situada embaixo do gelo da Antártida.
No passado, a paisagem do local era repleta de vales e colinas, além de ser cortada por rios. Já faz pelo menos 34 milhões de anos, porém, que isso tudo está escondido pelo gelo, a ponto de se encontrar a mais de 2,5 quilômetros abaixo da superfície.
Para descobrir dados a respeito do território, os pesquisadores analisaram os ecos de ondas de rádio lançadas na direção do gelo por um avião que o sobrevoou — uma técnica que é denominada de "eco-sondagem".
Segundo repercutido pelo The Guardian, a pesquisa é particularmente fascinante pois, devido à grossa camada de gelo da Antártida Oriental, sabemos menos sobre o solo dela do que da superfície de Marte, por exemplo.
Um detalhe relevante de se enfatizar é que o estudo recente apenas mapeou 32 quilômetros de terra. A Antártida, por sua vez, é maior que todo o continente da Europa.
Por fim, vale mencionar que o aquecimento global tem levado ao degelo de muitos locais cobertos por permafrost (solo que permanece congelado o ano todo), levando à exposição de muitos objetos e lugares que ficaram escondidos por muito tempo.