'Como Nascem os Grandes', novo podcast original do ge, vai às raízes do futebol brasileiro e narra a ascensão dos seus maiores clubes
A paixão pelo futebol afeta todo o brasileiro. E pode não parecer, mas o esporte também ajuda a explicar a história do Brasil. Essa é a proposta de 'Como Nascem os Grandes', novo podcast original do ge que mostra como elementos sociais, políticos e econômicos ajudaram na ascensão do esporte no país e de seus tradicionais times.
Dividido em cinco episódios, todos já disponíveis desde a última quarta-feira, 2, 'Como Nascem os Grandes' é um projeto criado e apresentado por Rafael Pirrho, roteirista e diretor de outros títulos que mergulham em personagens e casos marcantes do universo esportivo.
"É um podcast que fala de clubes de futebol sem necessariamente falar apenas de futebol. O futebol logicamente é muito importante, estão lá os grandes títulos e os grandes jogadores. Mas falo também dos contextos políticos e sociais de cada época, das várias transformações pelas quais o país passou e do impacto disso na formação das torcidas", explica Pirrho.
Com uma verdadeira viagem no tempo através do futebol, o podcast vai desde o início da República brasileira, passando pela formação das metrópoles, mergulhando no perfil da população daquela época, no processo de imigração, na influência dos meios de comunicação até chegar à consolidação da modalidade como identidade nacional.
Assim, consegue contextualizar o surgimento de 12 grandes clubes do nosso futebol: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional.
"Eu sempre quis entender por que poucos clubes concentram boa parte da torcida brasileira. Hoje é fácil de explicar, dada a história de cada um, os títulos, os ídolos. Mas lá bem no começo, quando nada disso existia, como eles se construíram como potências? Quais contextos os fortaleceram para o que são hoje? O que os tornaram tão grandes? Foi essa viagem que me propus a fazer", explica Rafael sobre o desenvolvimento do podcast.
'Como Nascem os Grandes' conta com depoimentos de historiadores, como Luíz Antônio Simas, João Malaia e Miguel Enrique Stédile, e de jornalistas esportivos, como Paulo César Vasconcellos, Júlia Belas, Rodrigo Capelo e Luiz Teixeira.
Além disso, conta com a participação especial de ídolos da televisão, do cinema e dos gramados que, a partir da sua relação com o futebol, ilustram o movimento de consolidação de alguns desses times.
Nomes como Pepe, o Canhão da Vila, ex-ponta esquerda lendário do Santos; os atores Tony Ramos e Dan Stulbach, torcedores do São Paulo e do Corinthians, respectivamente; e o cineasta José Padilha, diretor de ‘Tropa de Elite’, neto de José Bastos Padilha, presidente do Flamengo na década de 1930, um dos agentes de formação do legado rubro-negro em todo o país.
Ao fim do processo foi interessante notar que, a despeito das rivalidades, há muitas semelhanças na construção dessas grandes torcidas. Ao mesmo tempo, ver como o antagonismo entre os clubes é importante nesse crescimento. Porque é fundamental ter um adversário forte, do seu tamanho, que também imponha derrotas, para criar um pertencimento pela sua camisa", destaca Rafael.
O primeiro episódio, intitulado ‘Futebol de Castas’, narra como a modalidade surgiu no Rio de Janeiro, associada a famílias da elite que ajudaram a fundar o Fluminense, o Flamengo e o Botafogo. O crescimento do Vasco chega para quebrar o padrão de quem podia integrar as equipes, antes exclusivamente de jogadores brancos e de classes abastadas.
No segundo episódio, ‘Futebol é Pertencimento’, o podcast aponta para a influência da imigração europeia na criação do Palestra Itália e do Corinthians, enquanto revela o nascimento do Internacional e do Grêmio nas zonas econômicas do Rio Grande do Sul.
‘O Dinheiro Entra em Campo’ é o tema do terceiro episódio, que aborda o movimento de profissionalização do esporte nas equipes de Minas Gerais e em todo Brasil, a popularização nacional do Flamengo e o baque da ida de seu principal craque, Leônidas, para o São Paulo.
Por falar em gênios em campo, Pelé e Mané Garrincha são os protagonistas do quarto episódio, ‘Pelé e Mané’, que aborda o papel dos dois ícones no impulsionamento do Santos e do Botafogo, além de relembrar como a chegada do rádio e a fundação de estádios mudou a forma do brasileiro torcer.
Para fechar a jornada, o quinto episódio ‘Clubes Eternos’ reflete sobre os titãs do futebol e se há a possibilidade de algum deles deixar de cativar os torcedores. 'Como Nascem os Grandes' já está disponível em todas as plataformas de áudio. Para escutar, clique aqui.