Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Pintura atribuída a Rembrandt encontrada em sótão é vendida por valor milionário

Obra foi arrematada pelo maior lance da história de uma casa de leilões dos EUA, atraindo licitantes de diversas partes do mundo

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 06/09/2024, às 12h00 - Atualizado às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro foi vendido por valor milionário - Divulgação/Thomaston Place Auction Galleries
Quadro foi vendido por valor milionário - Divulgação/Thomaston Place Auction Galleries

Uma pintura atribuída a Rembrandt, datada do século 17, foi descoberta em um sótão por Kaja Veilleux, fundadora da Thomaston Place Auction Galleries, e vendida por US$ 1,4 milhão em Thomaston, Maine, estabelecendo um novo recorde de leilão no estado.

A obra, intitulada "Retrato de uma menina", foi arrematada pelo maior lance na casa de leilões, atraindo licitantes de diversas partes do mundo. A pintura retrata uma jovem vestida com trajes tradicionais holandeses e usando um colarinho branco, com uma expressão serena.

Veilleux encontrou a obra durante uma "descoberta única na vida" enquanto fazia uma visita de rotina a uma casa em Camden, a cerca de 19 quilômetros da galeria.

"Muitas vezes entramos em visitas domiciliares sem saber o que encontraremos," disse Veilleux em comunicado à imprensa, de acordo com o portal iG. A pintura, que havia sido exibida no Museu de Arte da Filadélfia em 1970, estava armazenada no sótão entre outras peças de arte.

Disputa acirrada

No leilão realizado em 24 de agosto, o "Retrato de uma menina" provocou uma disputa acirrada entre três licitantes internacionais, resultando no lance final de US$ 1,4 milhão. Zebulon Casperson, que conduziu o leilão, expressou surpresa e entusiasmo: "De todos os lances telefônicos com os quais já lidei, nunca imaginei que fecharia um negócio de mais de um milhão de dólares. É uma sensação de vitória compartilhada."