Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pinguins

Pinguins de Singapura se tornam primeiros do mundo a receber lentes personalizadas

As aves, que já são idosas, receberam as lentes como parte de uma cirurgia para corrigirem suas cataratas

Ingredi Brunato Publicado em 16/03/2023, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pinguim-de-humboldt apelidado de Holly, que foi submetido à cirurgia - Divulgação/ Mandai Wildlife Group
Pinguim-de-humboldt apelidado de Holly, que foi submetido à cirurgia - Divulgação/ Mandai Wildlife Group

Seis pinguins idosos que vivem no Zoológico de Singapura foram submetidos dois meses atrás às primeiras cirurgias de remoção de cataratas do mundo a serem realizadas na ave. 

O procedimento foi considerado particularmente desafiador devido, por exemplo, à presença de uma terceira pálpebra em pinguins — a estrutura se fecha quando eles estão embaixo d'água, protegendo seus olhos.

Percebemos a turvação em seus (olhos) e como eles estavam se movendo como se estivessem tendo dificuldade para ver as coisas à sua frente", explicou Ellen Rasidi, uma das profissionais a trabalhar no zoológico, segundo repercutiu a CNN. 

Saúde ocular animal 

O mesmo grupo esteve envolvido ainda em outro marco da medicina veterinária, com três pinguins-reis tendo ganhado lentes oculares personalizadas para restaurarem ainda mais sua visão — e elas também foram as primeiras a serem criadas para a espécie, tendo sido encomendadas da Alemanha e confeccionadas sob medida para os olhos de cada animal.

Vale apontar que pinguins-reis tem, em média, 90 centímetros de altura e podem pesar 17 quilos cada. Eles são, assim, uma espécie maior, de forma que seus olhos possuíam dimensões que permitiam que as lentes de contato fossem consideradas. Eles receberam, portanto, ambos os tratamentos: a cirurgia para retirada das cataratas, e os itens oculares de correção de grau. 

Fotografia mostrando Theo, um pinguim-rei que teve suas cataratas removidas e ganhou lentes de contato / Crédito: Divulgação/Mandai Wildlife Group 

Em um comunicado divulgado na última terça-feira, 14, o Zoológico de Singapura informou que as aves haviam feito uma recuperação completa desde a remoção de suas cataratas, e aquelas presenteadas com as lentes também se adaptaram bem. 

Desde o período de recuperação, observamos um aumento na capacidade de resposta e nos níveis de atividade dos pinguins. É bom vê-los mais ativos, indicando sua visão melhorada, e, para os pinguins-rei, também uma boa adaptação às novas lentes", concluiu Rasidi.