Loção usada pela rainha para perfumar sua pele possuía fragrância curiosa; confira!
Cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram recriar um perfume que teria sido usado por Cleópatra, a última rainha do Egito. A receita, que usa ingredientes como canela, óleo de balanos, resinas e mirra, foi descrita por um artigo científico alemão.
De acordo com Anelise Regiani, professora envolvida no projeto, a loção favorita da governante egípcia — que é apelidada de 'Mendesian' — possui um aroma muito interessante:
Tem um odor adocicado, por conta da mirra, mas também é bausâmico, pela presença da resina de pinheiro. Ele tem um toque especiado e amadeirado dessas duas canelas", disse ela, segundo repercutiu o g1.
A fragrância atualmente compõe uma exposição interativa na UFSC em que os visitantes tem a oportunidade de aprender sobre a química por trás da criação de perfumes.
A rainha do Egito, vale mencionar, teria uma relação especial com aromas, também de acordo com Regiani:
Conta-se que quando ela foi ao encontro de Marco Antônio, ela perfumou as velas do seu barco com o perfume de rosas, pra que seu cheiro chegasse antes e já anunciando a sua chegada", apontou a professora.