Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

Perda de peso de astronauta preso no espaço causa preocupação na NASA

Butch Willmore está preso na Estação Espacial Internacional depois de ter ficado semanas em uma missão que deveria ter durado apenas 8 dias

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/11/2024, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images

Os médicos da NASA estão monitorando de perto a saúde de Butch Wilmore — o segundo astronauta a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS) além do tempo planejado para sua missão — garantindo que ele não perca peso excessivo durante sua estadia prolongada no espaço.

Uma fonte da NASA envolvida na missão revelou ao The Post que Wilmore, assim como sua colega astronauta Sunita Williams, tem perdido massa corporal. No entanto, a mudança parece ser menos alarmante em Wilmore, que começou a missão com uma massa corporal significativamente maior.

"Ele tinha mais massa no início, então não é tão preocupante", explicou a fonte da NASA. "Mas está acontecendo, e estamos acompanhando. Quaisquer mudanças no corpo dos astronautas são registradas, e a massa dele parece ter diminuído."

Wilmore, de 61 anos, é ex-integrante da linha defensiva da Universidade Tennessee Tech. Ele começou a missão com mais de 95 kg e mede cerca de 1,83 m de altura. Não está claro quanto peso ele perdeu.

Cautela

"Tudo nesta missão tem sido imprevisível", acrescentou o funcionário da NASA. "Eles deveriam ter ficado na ISS apenas uma semana, e agora já são quase seis meses. Eles deveriam estar de volta agora, e deveríamos estar focados em outras coisas."

As preocupações sobre a perda de peso dos astronautas se tornaram mais públicas após a NASA divulgar fotos mostrando Williams,  de 59 anos, visivelmente mais magra, com as bochechas caídas e uma estrutura corporal claramente mais fina.

Na terça-feira, Williams minimizou as preocupações sobre sua perda de peso visível, classificando-as como “rumores”. Ela explicou que a diferença em sua aparência era resultado do deslocamento de fluidos em seu corpo devido à ausência de gravidade.

"No espaço, os fluidos se redistribuem, e isso pode fazer com que nossas cabeças pareçam um pouco maiores", explicou durante uma transmissão ao vivo.

Williams e Wilmore passaram nos exames médicos pré-missão antes do voo e estavam inicialmente programados para ficar na ISS por apenas oito dias. No entanto, após falhas técnicas na nave Boeing Starliner, eles ficaram presos no espaço. Agora, já estão na estação há 160 dias. Uma cápsula SpaceX Crew Dragon está programada para levá-los de volta à Terra, mas a missão não deve ocorrer até fevereiro.

Em um comunicado divulgado na semana passada, a NASA tranquilizou o público, enfatizando que não há preocupações significativas sobre a perda de peso de Williams. "Todos os astronautas a bordo da ISS passam por avaliações médicas regulares", diz o comunicado. "Eles estão sendo monitorados de perto por cirurgiões de voo e estão com boa saúde."