Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Vazamento na Estação Espacial Internacional gera 50 'áreas de preocupação'

A Nasa e a Roscosmos, agências espaciais dos Estados Unidos e da Rússia, identificaram 50 "áreas de preocupação" na Estação Espacial Internacional

Redação Publicado em 17/10/2024, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estação Espacial Internacional - Wikimedia Commons via NASA/Roscosmos
Estação Espacial Internacional - Wikimedia Commons via NASA/Roscosmos

A Nasa e a Roscosmos, agências espaciais dos Estados Unidos e da Rússia, identificaram 50 "áreas de preocupação" na Estação Espacial Internacional (ISS) relacionadas a um vazamento de ar que ocorre desde 2019 no módulo russo Zvezda.

O problema tem origem em um túnel de transferência desse módulo, que foi lançado em 2000. Com o passar dos anos, tanto o Zvezda quanto a ISS vêm apresentando sinais de envelhecimento, exigindo manutenções constantes para garantir o funcionamento adequado, repercute o jornal O Globo. 

‘Risco significativo’

O problema foi destacado em um novo relatório do Escritório do Inspetor Geral da Nasa (OIG), que classifica o vazamento como um risco significativo para a segurança dos astronautas.

Apesar dos esforços contínuos para reparar as rachaduras com selantes e remendos, o vazamento permanece crítico, sendo avaliado como um risco nível 5, o mais alto na escala interna de segurança. Em entrevista ao jornal norte-americano Washington Post,  Jim Free, administrador associado da Nasa, destacou a seriedade do problema em conversas com autoridades russas.

Em um comunicado ao jornal, a Nasa garantiu que, embora não haja ameaça imediata, medidas estão sendo tomadas, como manter os astronautas no lado americano da estação próximos aos veículos de fuga.