Artefatos milenares foram encontrados por uma equipe de pesquisadores do Museu Comenius, na cidade tcheca de Přerov
Arqueólogos do Museu Comenius, em Přerov, fizeram uma descoberta intrigante: um par de patins de gelo feitos de ossos de animais na cidade de Přerov, localizada na região de Olomouc, na República Tcheca.
A descoberta se deu durante escavações na Praça Superior da cidade, onde séculos atrás havia uma série de assentamentos menores ao longo dos ramos do rio Bečva. A história de Přerov remonta ao século 12. Segundo os arqueólogos, os patins, que estavam em meio a fragmentos de cerâmica, datam de cerca de 1.000 anos atrás.
Eles são feitos da canela de um cavalo, e possuem uma ponta esculpida e com uma perfuração, além de um segundo furo na parte de trás para prender uma alça. Como mencionou o portal Heritage Daily, essa alça provavelmente seria amarrada a um sapato ou, possivelmente, a um trenó.
Em declarações à Rádio Praga Internacional, Zdeněk Schenk, arqueólogo da escavação, apontou que as pessoas na época possivelmente caminhavam sobre a superfície congelada utilizando patins e um ou dois bastões. O profissional ainda destacou que elas também poderiam "prender as lâminas a trenós para transportar uma carga de mercadorias sobre a água congelada."
Segundo o portal Heritage Daily, essa descoberta não é única: exemplos semelhantes de patins feitos de ossos de gado ou cavalos foram encontrados em Přerov e outras partes da Europa.