Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Paraná perderá território para Santa Catarina e mapa mudará

Por medição errada feita entre 1918 e 1919, o estado do Paraná perderá 490 hectares de sua área para Santa Catarina; nova divisa será firmada

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 24/06/2024, às 11h17 - Atualizado em 28/06/2024, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recorde do mapa do Brasil com os estados do Paraná (PR) e Santa Catarina (SC) - Domínio Público via Wikimedia Commons
Recorde do mapa do Brasil com os estados do Paraná (PR) e Santa Catarina (SC) - Domínio Público via Wikimedia Commons

Ao longo de mais de 500 anos de história, o mapa do Brasil já passou por diversas mudanças em sua representação, com a adição de territórios e criação de novas fronteiras. E a partir de 2025 poderemos ver uma nova versão, com alteração na divisa entre os estados de Santa Catarina e do Paraná.

Isso porque o Paraná perderá 490 hectares (4,9 km²) de sua área, de um terreno que pertence a um morador de Guaratuba (PR). Após realizar uma medição de seu terreno, ele notou que parte estava no território catarinense, ao contrário do que a delimitação feita entre 1918 e 1919 mostrava, explica o portal de notícias G1.

Assim, ele procurou o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná e questionou seu território, equivalente a cerca de 500 campos de futebol. O IAT foi diretamente realizar uma avaliação do terreno, e confirmou a inconsistência na marcação do Exército.

Mudança no território

Devido à escala da vida real para os mapas, na prática, a mudança no mapa do Brasil será quase imperceptível. A mudança será principalmente no limite entre Guaratuba (PR) e Garuva (SC), em uma alteração de apenas 0.002% do total do estado paranaense. Ainda assim, pessoas que tenham terrenos na região podem ser impactadas.

Vale mencionar que os limites entre os municípios da região foram revistos em 2022 pelo IAT; nos estados, porém, mudanças são bem mais raras.

Após a divulgação das mudanças, a Prefeitura de Guaratuba, que perderá território, informou em nota que ainda fará uma análise para apontar os impactos da mudança. Já a Prefeitura de Garuva disse que receberá toda a documentação e as novas coordenadas geográficas, para então identificar seus novos imóveis, informar proprietários e avançar o zoneamento do Plano Diretor.

O que diz o Exército

Em nota, o Exército informou que os marcos seguiram o previsto na legislação à época. Além disso, enfatiza que, embora tenha contribuído, não é o responsável pela demarcação de limites estaduais em território nacional.

Confira o comunicado completo abaixo!

"O Centro de Comunicação Social do Exército esclarece que, em 1918, militares do Exército foram passados à disposição do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, para compor uma comissão demarcadora de limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina. Foram elaboradas plantas com a localização de cada marco implantado e sua posição no terreno.

Os marcos foram implantados segundo o previsto na legislação à época. A exatidão dos levantamentos era decorrente dos métodos utilizados, dentro das capacidades e limitações de cada instrumento. Cabe ressaltar que, embora tenha contribuído à época, o Exército Brasileiro não é o órgão responsável pela demarcação de limites estaduais em território nacional".