Objeto misterioso caiu sobre veículo em maio deste ano e, desde então, estava sob análise
Um laudo da perícia da Polícia Civil revelou que o objeto cilíndrico que caiu do céu em maio deste ano, causando danos a um carro em Santos, no litoral de São Paulo, era um cartucho de sinalizador náutico de emergência. O impacto do artefato amassou o teto do veículo e disparou o alarme, provocando um barulho semelhante a uma explosão.
De acordo com o laudo, o item não apresentava inscrições que permitissem a identificação de sua origem. Portanto, foi encaminhado ao Núcleo de Física do Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo, onde foi identificado.
O objeto mede 14 cm de comprimento por 3,7 cm de diâmetro na extremidade menor e 4,5 cm na extremidade maior, que estava deformada e com resíduos característicos de exposição a altas temperaturas.
O laudo também descreve que o cartucho possui um "pequeno paraquedas" que permite que ele caia lentamente enquanto emite uma luz brilhante, servindo para auxiliar na localização de embarcações em situações de emergência.
No entanto, não há informações sobre o acionamento do paraquedas durante a queda do objeto, nem detalhes sobre a origem do disparo deste sinalizador foram divulgados no documento da perícia.