Tempestade tropical que já atinge o Brasil, preocupa especialistas, entenda o signficado
A tempestade subtropical de Yakecan atingiu e causou danos no caminho do litoral sul do Brasil, na madrugada de terça-feira e início de quarta-feira,18, provocando ventos de mais de 100kh/h.
Com isso, já são contabilizadas mais de 100 ocorrências de quedas de árvores, sinais de trânsito, suspensão de aulas por falta de eletricidade e queda de postes de energia.
A CEEE, maior fornecedora de energia do Rio Grande do Sul, divulgou que só na noite de terça-feira, 182 mil clientes estavam sem luz, um dos maiores impactos na falta de energia elétrica já visto nas regiões Sul e Centro-Sul.
No estado, 32 municípios incluindo Porto Alegre, suspenderam as aulas devido ao fenômeno da natureza e suas possíveis consequências. Na segunda-feira, 16, um homem desapareceu supostamente devido às tempestades antecedentes à subtropical.
O governo do estado recomenda que as pessoas não saiam de casa, ficar embaixo de árvores e postes, assim como a retirada da tomada de equipamentos elétricos que não sejam de extrema urgência. Em caso de emergência, ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
A tempestade subtropical tem como foco uma forte onda de sons e águas vindas de tempestades. O nome vem da língua tupi-guarani e exemplifica bastante uma forma de descrição do fenômeno. Yakecan significa "som do céu", em uma tradução livre.
Eles são caracterizados por áreas de nuvens espessas que fazem com que a chuva e o vento se movam no sentido horário, geralmente sobre o oceano.
Ao se aproximarem da costa, tendem a mostrar a diferença de temperatura entre o interior do sistema (mais frio no caso de sistemas temperados, quente no caso de subtrópicos) e o meio ambiente. No entanto, esses fenômenos raramente atingem áreas costeiras, como no caso do Yakecan.