A esfera misteriosa foi encontrada em praia na cidade de Hamamatsu, no Japão
Nesta quarta-feira, 22, autoridades da cidade de Hamamatsu, no Japão, declararam em comunicado que os especialistas ainda não conseguiram identificar a origem do objeto misterioso que apareceu em uma praia da região. Até o momento, apenas algumas informações foram divulgadas pelo governo japonês.
Segundo a mídia estatal do Japão NHK, a esfera de 1,5 metro de diâmetro, feita de metal nitidamente enferrujado, não representa nenhuma ameaça à população. Na ocasião, uma pessoa acionou a polícia quando encontrou o objeto na areia da praia de Enshuhama e acreditou tratar-se de uma mina explosiva.
Posteriormente, o esquadrão antibomba concluiu, utilizando aparelhos de raio-x, que a esfera era oca, portanto, não continha nenhum tipo de material explosivo em seu interior. Uma das hipóteses levantadas pelo governo é a de que o artefato é uma boia de amarração, encontrada em navios cargueiros.
A suspicious object resembling an "iron ball about 1.5 m in diameter" was found on Enshuhama Beach in Hamamatsu City, Shizuoka Prefecture
— Saad Abedine (@SaadAbedine) February 21, 2023
Japanese 🇯🇵 police have declared a 200-meter area off-limits due to the possibility of an explosion.https://t.co/6OJ2h746utpic.twitter.com/M8cGD2usQz
Em entrevista para a NHK, Masaki Matsukawa, chefe da Divisão de Desenvolvimento Costeiro do Escritório de Engenharia Civil da Prefeitura de Shizuoka Hamamatsu, afirmou:
Não fomos capazes de determinar o que é, mas foi confirmado que é seguro, então vamos descartá-lo da mesma forma que destroços normais".
Por fim, conforme noticiado pelo jornal britânico The Guardian, o Japão descartou as possibilidades de que a esfera estava envolvida nos planos de espionagem da Coreia do Norte ou da China.