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Notícias / Educação

O motivo inusitado que levou estudante a processar escola nos EUA

Aleysha Ortiz, de 19 anos, se formou na Hartford Public High School em junho de 2024, mas afirma ser analfabeta funcional

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/03/2025, às 14h45

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A estudante Aleysha Ortiz - Reprodução
A estudante Aleysha Ortiz - Reprodução

Uma estudante de Hartford, Connecticut, entrou com um processo contra a Secretaria Municipal de Educação, alegando ter concluído o ensino médiosem saber ler nem escrever.

Aleysha Ortiz, de 19 anos, se formou na Hartford Public High School em junho de 2024, e recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Connecticut, mas afirma ser analfabeta funcional.

Ortiz, que passou 12 anos no sistema público de ensino de Hartford, relatou sua situação durante uma reunião com autoridades municipais em maio. Em seu testemunho, ela descreveu como se sentiu prejudicada pelo sistema educacional. “Eles tiveram 12 anos para me ensinar”, disse a jovem, natural de Porto Rico, à imprensa internacional. “Agora é a minha vez de falar.”

O processo também inclui uma acusação de negligência contra Tilda Santiago, tutora de educação especial de Ortiz. Segundo os documentos apresentados, Aleysha já apresentava dificuldades em reconhecer letras, sons e números desde a primeira série. No entanto, esses problemas não foram devidamente abordados, o que a levou a desenvolver problemas de comportamento na escola.

Implicações

Apesar de suas dificuldades de aprendizagem, Aleysha foi aprovada ano após ano, até se formar no ensino médio com honras. Conforme o processo, quando estava na sexta série, sua capacidade de leitura ainda era equivalente ao nível de pré-escola.

Carmen Cruz, mãe de Aleysha, afirmou ter tentado defender a filha, buscando apoio junto à direção e aos funcionários da escola. No entanto, por ter domínio limitado do inglês e desconhecer as regras do sistema educacional local, sentiu-se impotente para garantir o suporte necessário à filha.

O caso levanta preocupações sobre a qualidade da educação oferecida pelo distrito e a falta de acompanhamento adequado para estudantes com dificuldades de aprendizagem, gerando debates sobre a responsabilidade do sistema escolar em assegurar que todos os alunos recebam uma formação adequada.