Polícia Federal do Rio de Janeiro encontrou bandeiras, moedas e revistas com suásticas em operação batizada de "Lembrança Ingrata"
Um homem de 70 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira, 15, pela Polícia Federal, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, por vender objetos com símbolos nazistas pela internet.
A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido após investigação da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber).
Na residência do suspeito, os agentes apreenderam diversos itens relacionados ao regime nazista, incluindo brevês, uma bandeira, revistas e moedas com a suástica. De acordo com a PF, os objetos estavam sendo comercializados em um site especializado em produtos de temática nazista.
A investigação teve início a partir de uma denúncia feita por uma ONG, que alertou a Polícia Federal sobre a existência do site. Após confirmar a veracidade da informação, os investigadores chegaram até o idoso, que agora responderá por apologia ao nazismo — crime previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/89, com pena de até cinco anos de prisão e multa.
Segundo o UOL, batizada de "Lembrança Ingrata", a operação da PF reforça o combate à disseminação de ideologias extremistas e conteúdos que exaltam regimes totalitários e símbolos de ódio. A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar possíveis compradores e outras conexões do suspeito.