De acordo com os cirurgiões responsáveis, a operação foi um sucesso
Cirurgiões norte-americanos realizaram, pela primeira vez na história, um transplante de rim de porco para um ser humano. O procedimento foi realizado na NYU Langone Health, em Nova York, em uma paciente com morte cerebral e que tinha sinais de disfunção renal.
É importante ressaltar que o experimento foi aprovado pela família da mulher antes que a mesma fosse retirada dos aparelhos.
O novo rim foi modificado geneticamente para evitar uma rejeição. O órgão foi anexado aos vasos sanguíneos da paciente e mantido fora de seu corpo durante três dias.
Ao final do período, os médicos constataram que os resultados dos testes "pareciam bastante normais", conforme informou o Dr. Robert Montgomery, que liderou o estudo.
Como a pesquisa ainda não foi revisada, ainda há uma série de questões sobre o tema, principalmente sobre as consequências a longo prazo do procedimento.
"Precisamos saber mais sobre a longevidade do órgão. Este é um grande avanço", declarou o Dr. Dorry Segev, professor de cirurgia de transplante da Escola de Medicina Johns Hopkins, que não participou do estudo, ao New York Times.