No topo das paradas desde sua estreia, a produção tem gerado diversas discussões sobre representatividade e apropriação
No dia 5 de fevereiro, a mais nova produção de Carlos Saldanha chegou na Netflix. Série original da plataforma de streaming, "Cidade Invisível" mistura as narrativas do folclore brasileiro com um clima tenso, comum em suspenses e tramas policiais.
Protagonizada por figuras como Curupira, Saci, Iara, Boto cor-de-rosa e até a Cuca, a série brasileira dividida em 7 episódios entrou rapidamente para o Top 10 da Netflix. Hoje, dias depois da estreia, ela segue entre as mais vistas da plataforma no Brasil.
O problema é que, apesar do sucesso imediato, a produção também está recebendo diversas críticas, principalmente sobre a caracterização de alguns personagens. Uma das discussões mais polêmicas, por exemplo, trata da aparência da temida Cuca.
Na mais nova produção, a famosa vilã do Sítio do Pica-pau Amarelo — antes retratada como um jacaré — foi interpretada por Alessandra Negrini. Dessa forma, a Cuca aparenta ser uma pessoa qualquer, que caminha entre os humanos — essa capacidade de se misturar nas cidades, inclusive, é um dos pontos chave da narrativa da série.
Além da aparência da Cuca, que gerou diversos comentários, os internautas também ficaram insatisfeitos com a falta de representatividade indígena na produção. A ideia de apropriação cultural, então, tornou-se um dos assuntos mais discutidos acerca da série.
Segundo muitos internautas, o folclore brasileiro é um conjunto de mitos criados há décadas por povos indígenas. Portanto, seria mais do que necessário que os autores de tais narrativas estivessem representados na mais nova produção, o que não aconteceu.
Confira algumas reações que a nova série Cidade Invisível gerou:
Gostei do contexto da série Cidade Invisível. Mas achei ela preconceituosa demais! O folclore brasileiro é totalmente criado por indígenas, e não existem um na série, nem na vila onde tudo acontece. É muita falta de respeito com os verdadeiros criadores.
— fiscal de BBB (@vaiscamila) February 17, 2021
n consegui terminar nem o primeiro ep de cidade invisível, sério msm q gostaram?
— dunder mifflin this is Emi (@psicofalha) February 17, 2021
tem uma série aí que todo mundo ta dizendo que amou e tals, me sinto a única pessoa estranha que não gostou dessa série 👀
— anna; RAVI's day 💕 (@wonzshik) February 17, 2021
Cidade invisível? Não é a única pessoa que não gostou não. Eu não gostei e um monte de gente achou desrespeitoso e não gostou também (principalmente quem é indígena) .... :/
— · ° Nyx (in twilight zone...) (@vixxastra) February 17, 2021
achei Cidade Invisível bem fraca distorceram a maioria das histórias do folclore faltou uma trilha sonora boa e ficaram algumas coisas sem nexo 6/10
— dasora (@isassnow) February 17, 2021
Eu definitivamente não aceito mais nenhuma representação da Cuca que não seja uma mulher-jacaré
— Alberto Pilati (@Albertossauro) January 8, 2021