Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto na Turquia

Mulher passa 104 horas em escombros e falece no dia seguinte ao seu resgate

A mulher permaneceu por mais de 100 horas sob os detritos deixados pelo terremoto na Turquia

Redação Publicado em 11/02/2023, às 12h34 - Atualizado às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do resgate de  Zeynep Kahraman que passou 104 horas em escombros - Reprodução / Vídeo
Imagens do resgate de  Zeynep Kahraman que passou 104 horas em escombros - Reprodução / Vídeo

Uma mulher foi resgatada dos escombros do terremoto na Turquia depois de passar 104 horas no local. Ela foi salva por equipes alemãs na sexta-feira, 10, e estava soterrada sob os detritos desde a segunda-feira, 6, quando o terremoto atingiu o local.

 Zeynep Kahraman, de 40 anos, veio a óbito neste sábado, 11, após ter sido resgatada um dia antes dos escombros na cidade de Kirikhan, no sul da Turquia. A equipe havia chamado sua existência de milagre

Acabamos de saber pelo irmão e pela irmã que Zeynep faleceu tristemente no hospital”, disse Steven Bayer, líder da equipe internacional alemã de busca e resgate, como informado pela CNN.

“Acabamos de informar a equipe que ela infelizmente faleceu e agora estamos processando isso na equipe”.

Operação de resgate complexa

Enquanto os socorristas lamentavam a perda, o médico da equipe declarou que os riscos de morte eram altos durante as primeiras 48 horas após um resgate tão complexo.

“Afinal, ela ficou realmente soterrada por mais de 100 horas. Não estava presa, mas soterrada”, disse Peter Kaub, ainda segundo a fonte.

“Para poder morrer nos braços da família e poder viver os últimos momentos antes disso, cada segundo conta”, disse ele. “Depois de 10 horas, depois que começamos, ela teve o primeiro contato humano e pôde falar com o tradutor e conosco, depois até com a família dela. E no final, a família dela conseguiu segurá-la nos braços.”

A família de Zeynep disse à agência Reuters que as equipes de resgate chegaram dois dias após o terremoto. Eles fizeram contato com a mulher enquanto ela ainda estava em meio aos escombros e a hidrataram utilizando uma mangueira. Eles deixaram também que sua irmã descesse uma escada perto do local onde a mulher estava para se comunicar com ela.