Os trabalhos de resgate são dificultados pelo frio extremo e a grande quantidade de destroços
Na última terça-feira, 7, equipes de resgate que estão trabalhando nas fronteiras entre a Síria e a Turquia, regiões atingidas pelo terremoto de magnitude 7.8, emitiram um comunicado informando que encontraram o pequeno refugiado sírioMuhammad Ahmed sob os escombros de um prédio. No vídeo, o garoto de 2 anos aparece bebendo água em uma tampa de garrafa enquanto espera a ação dos socorristas.
Nas redes sociais, Ekrem Imamoglu, prefeito de Istambul, comemorou o sucesso da operação:
Parabéns, Muhammed. Nossa equipe resgatou o sírio Muhammed Ahmed dos escombros em Antakya".
Segundo informações do portal G1, Ahmed, que ficou preso nos destroços por 48 horas, está sob os cuidados das autoridades locais.
O tremor que atingiu a região central da Turquia e o Norte da Síria na madrugada de segunda-feira, 6, teve duração de um minuto e meio e vitimou mais de 19 mil pessoas. Além disso, conforme dados da Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia, milhares de moradores estão desaparecidos e mais de 50 mil ficaram feridos.
Agora, as equipes enfrentam as chamadas “horas cruciais” para encontrarem sobreviventes, uma vez que o frio extremo dificulta as operações de análises dos escombros e possíveis resgates. Profissionais de diversos países estão trabalhando no que já é considerado um dos desastres naturais mais devastadores deste século.