Ksenia Karelina, que possui dupla cidadania, foi detida pelas autoridades enquanto visitava familiares em território russo; entenda!
Ksenia Karelina é uma mulher de 33 anos de dupla cidadania que mora nos Estados Unidos e acabou sendo presa no início deste mês de fevereiro pelas autoridades da Rússia enquanto visitava sua família.
A russa-americana, que dividia seu tempo entre trabalhar num spa e atuar como bailarina amadora, foi acusada de realizar atos pró-Ucrânia e financiar a compra de armas para o país, que está atualmente em guerra com a Rússia.
A ação de Karelina que teria motivado a acusação foi uma doação de 51,80 dólares — que equivale a cerca de 255 reais, na cotação atual — a uma ONG de ajuda humanitária destinada à população ucraniana.
Razom for Ukraine, a entidade beneficiada pela doação da russa-americana, afirmou em um comunicado que estava "chocada" com o desdobramento, conforme repercutido pelo UOL.
Vale mencionar ainda que a prisão de Ksenia Karelina é preventiva, de forma que ela permanecerá detida enquanto aguarda julgamento. Um vídeo divulgado pela mídia estatal russa, aliás, mostrou a mulher vendada enquanto era conduzida por oficiais para uma audiência judicial. Confira abaixo a gravação:
🚨 Russia: American and Russian dual citizen, 33 year old woman charged with treason in Yekaterinburg. She was identified as partaking in anti-Kremlin / pro-Ukraine public gatherings in Los Angeles, where she lives, before visiting Russia.
— Igor Sushko (@igorsushko) February 20, 2024
PEOPLE - DO NOT GO TO RUSSIA. pic.twitter.com/AE9X0lwEqv
Outro detalhe que dificultará sua assistência por autoridades internacionais é o fato da Rússia não reconhecer a dupla cidadania.