O povo vascão viveu na Península Ibérica durante a Antiguidade; artefato estudado pelos arqueólogos possui valiosas inscrições no idioma vasco
Um estudo publicado recentemente na revista científica Antiquity anunciou que um artefato chamado de "Mão de Irulegi" possui aquele que é, atualmente, o mais antigo exemplo conhecido de escrita vasca.
A relíquia curiosa — que foi descoberta em 2021 em um assentamento localizado nas proximidades de Pamplona, na Espanha — é datada de 2.100 anos atrás, remontando ao século 1 a.C.
A linguagem vasca era falada pelo povo vascão, que habitou a Península Ibérica, e os pesquisadores acreditam que pode estar conectada com o atual idioma basco, dado que existe uma expressão em comum entre os dois.
Segundo repercutido pelo Heritage Daily, os autores do estudo recente acreditam que a mão tenha sido um amuleto da sorte. Ele é inscrito com uma expressão que significa "boa sorte" na língua basca.
A mão Irulegi deve ser considerada um elemento bem integrado no contexto cultural do assentamento. A mão teria uma função ritual, seja para atrair boa sorte ou como oferenda a um deus indígena ou deusa da fortuna", apontou Mattin Aiestaran, o líder da pesquisa.
Infelizmente, devido à escassez de vestígios históricos dos vascões, é difícil traçar ainda uma ligação entre o idioma desse povo antigo e a língua basca contemporânea que se fala no País Basco (uma região autônoma da Espanha).