O caso aconteceu nesta sexta-feira, 11, e mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas residências
Nesta sexta-feira, 11, alguns moradores de Lublin, na Polônia, tiveram que sair do município após explosivos não detonados da Segunda Guerra Mundial terem sido encontrados na região. Estima-se que no mínimo 14 mil pessoas tiveram que se locomover.
Os bombeiros que examinaram o local relataram que uma bomba com 250 kg foi achada, e que a região sofre com um risco de explosão "muito elevado", sendo assim classificada como “urgente” a evacuação do espaço.
Conforme repercutiu o jornal O Globo, a retirada do material encontrado começou por volta das 7h do horário local, e aquelas pessoas que precisaram sair para outros lugares por conta da atividade que iria ser realizada contaram com o auxílio de transportes públicos e estacionamentos gratuitos disponibilizados pelas autoridades. Além disso, pessoas com deficiência receberam assistência e abrigos temporários.
Os moradores do município que tiveram que se locomover foram orientados antes de saírem de suas residências a desligarem eletricidade, água e gás, além de fechar portas e janelas. Os indivíduos deveriam ainda levar medicamentos, caso necessário, e documentos de identidade.
Na Polônia, é comum ser encontrado bombas que foram enterradas durante o período do conflito armado e que lá permaneceram. Além disso, após a retirada do recente achado no país, os explosivos sofrerão uma tentativa de desativação por uma equipe de um comando de militares.